Livraria da Folha

 
24/06/2010 - 21h11

Revistas repetem fórmulas de capa à exaustão

SÉRGIO RIPARDO
da Livraria da Folha

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Uma das vantagens de envelhecer é identificar com mais facilidade a repetição de fórmulas à nossa volta. Se nos anos da juventude, toda capa de revista enchia nossos olhos numa banca perto da escola, com o tempo vamos descartando aquelas que não trazem nada de novo ao mundo. Mas somos fracos, há clichês que são adoráveis, e não dá para escapar a determinadas imagens sedutoras, poderosas. Em maio de 2007, por exemplo, que "fashion victim" não babou diante da edição da "Vogue" com as tops do momento? Com as brasileiras Carol Trentini e Raquel Zimmermann arrasando!

Lendo o livro "A Arte de Editar Revistas", descobrimos que foi em maio de 1947 que a "Vogue" usou esse recurso pela primeira vez. Reunir as modelos da hora numa única cena é uma tradição da bíblia da moda. O mérito é atribuído ao fotógrafo Irving Penn, responsável pelo primeiro enquadramento das "12 beldades" (como a foto ficou conhecida) com direito a duas escadas na cena (afinal, todas querem estar no topo, embora só a Gisele consiga de fato).

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Foto "As 12 beldades", fórmula adotada pela "Vogue" desde 1947, é renovada em maio de 2007 com as tops do momento
Foto "As 12 beldades", fórmula adotada pela "Vogue" em 1947, é renovada em 2007 com as tops do momento

"Uma revista tem cinco segundos para atrair a atenção do leitor na banca. Nessa fração de tempo, a capa tem de transmitir a identidade e o conteúdo da publicação, deter o leitor, levá-lo a pegar o exemplar, abri-lo e comprá-lo", ensina a jornalista Fatima Ali no livro (400 páginas).

Vendo Adriane Galisteu (ainda na eterna disputa com Xuxa na quilometragem de capas de revistas de celebridades e fofocas) grávida e nua na capa de "Contigo", não dá para não soltar gargalhadas por lembrar de Demi Moore em agosto de 1991 na "Vanity Fair", um dos exemplos pinçados por Fatima Ali para destacar o poder das capas provocativas.

Devido a suas dimensões (28 cm x 21 cm), o livro reproduz, quase em tamanho natural, capas coloridas que marcaram a história das revistas. Com mais de 30 anos de experiência na criação, direção e edição de revistas, Fatima põe no mercado uma obra de referência para quem estuda artes gráficas e editoração ou acompanha a evolução do mercado editorial no Brasil. No capítulo sobre texto, ela dá aquelas lições que só a experiência (ela foi diretora-fundadora da "Nova", da MTV e vice-presidente do grupo Abril) pode render.

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"Cortar, cortar, cortar. Não desperdiçar o tempo do leitor nem espaço da revista. Não dizer em duas páginas o que pode dizer em uma; em dois parágrafos o que pode ser dito em um; em duas frases o que pode ser dito em uma; em duas palavras o que pode ser dito em uma. O parágrafo é uma unidade de pensamento, não de comprimento. É mais fácil ler parágrafos curtos do que longos. Cortar é difícil, mas tem de ser feito", ensina na pág. 261.

O livro também mata curiosidade sobre detalhes técnicos do ofício que esquecemos com o tempo. Sobre tipos e letras: a Times New Roman nasceu em 1931 (olha só, quase 80 anos). O jornal inglês "The Times" a encomendou ao tipógrafo Stanley Morison e ao designer Victor Lardent o desenho exclusivo para substituir o Times Old Face então em uso. Eles tiveram até de pesquisar na Biblioteca Nacional de Paris e no Museu Plantin de tipografia em Antuérpia (Bélgica). O novo tipo tinha de ser maior que o Old Face, ocupar menos espaço, ser mais legível. Estreou na edição de outubro de 1932 e hoje é a fonte padrão em diversos processadores de texto.

Para os modernetes de plantão, usar Times New Roman na escrita de e-mail ou livros pode soar cafona, falta de criatividade. Um tipo de letra exclusivo, uma imagem de impacto ou um título chamativo podem até disfarçar, num primeiro momento, o conteúdo capenga. Mas as revistas mais longevas do mercado provam que até os clichês precisam ser sempre renovados.

Claudia Schiffer posa nua e grávida, como já fizeram Fernanda Lima, Demi Moore, satirazada por Bussunda
Claudia Schiffer posa nua e grávida para capa de revista, como já fizeram Fernanda Lima e Demi Moore, satirizada por Bussunda

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"A Arte de Editar Revistas - Um Guia para Jornalistas, Diretores de Redação, Diretores de Arte, Editores e Estudantes"
Autora: Fatima Ali
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 400
Quanto: R$ 57,60 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
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