Livraria da Folha

 
26/06/2010 - 13h38

Livros pop-ups trazem histórias divertidas e ilustrações fantásticas para as crianças

da Livraria da Folha

Para fazer as crianças se interessarem por literatura é preciso mais do que uma boa história. A trama de qualidade é essencial. No entanto, os livros com elementos diferenciados chamam mais atenção dos pequenos.

Uma ferramenta normalmente utilizada nestes casos é o pop-up. O termo pode ser aplicado a qualquer livro que tenha ilustrações com efeitos tridimensionais ou móveis. Hoje em dia, cada vez mais as editoras investem nesse tipo de publicação. Melhor para a criançada, que tem à disposição um leque bem variado de histórias que acabam virando um divertido brinquedo.

O clássico "Moby Dick" (Publifolha, 2009), de Herman Melville, ganhou versão pop-up com uma adaptação inédita para os quadrinhos. Projetado por Sam Ita, um dos grandes nomes da engenharia do papel, o livro traz desenhos espetaculares que saltam para fora da página e dão movimentos fantásticos às aventuras do capitão Ahab em busca da baleia branca.

No clima da Copa do Mundo, as crianças aprendem tudo sobre o esporte mais popular do Brasil com "As Regras do Futebol" (Vale das Letras, 2010). Do jogo básico até a explicação para o impedimento, o guia trata a modalidade de maneira interativa e divertida. Assim, com os pop-ups, fica muito mais fácil entender tudo o que as seleções fazem dentro de campo.

Divulgação
As possibilidades dos efeitos pop-ups tornam os livros mais atrativos e conquistam a atenção dos pequenos
As possibilidades dos efeitos pop-ups tornam os livros mais atrativos e conquistam a atenção dos pequenos

Para as crianças fascinadas por animais, "Predadores" (Publifolha, 2009) é uma boa pedida. Os pop-ups com as imagens mostram detalhes e fichas com dados importantes sobre a águia, o tigre e o urso, entre outros animais incríveis. Os pequenos irão explorar florestas e pântanos em uma incrível jornada pela vida selvagem.

Outro bicho que faz a festa da criançada é Geraldo, o protagonista de "Girafas Não Sabem Dançar" (Companhia das Letrinhas, 2009). Vencedora do Prêmio FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) 2010 na categoria melhor livro brinquedo, a obra narra o bailado da girafa na festa da selva por meio de dobraduras e figuras que se movimentam por puxadores.

Seguindo a mesma linha, "Atlas Ilustrado" (Ediouro, 2009) traz informações sobre o nosso planeta e dá detalhes dos animais, habitantes, paisagens e hábitos culturais de cada continente. As crianças irão aprender brincando!

 
Voltar ao topo da página