Livraria da Folha

 
26/06/2010 - 12h54

Confira diversidade de opções de livros para o público GLS

da Livraria da Folha

Com a participação de três homossexuais assumidos no BBB no começo de 2010, a questão gay ganhou muita visibilidade. No livro "A TV no Armário" (Edições GLS, 2010), o jornalista Irineu Ramos Ribeiro analisa a forma com que a televisão retrata a homossexualidade em programas jornalísticos e humorísticos. O prefácio é assinado por Carlos Eduardo Lins da Silva, ex-ombudsman da Folha.

Não só a televisão e os meios de comunicação, no entanto, são responsáveis por colocarem o assunto na ordem do dia. Em abril, por exemplo, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que casais formados por duas pessoas do mesmo sexo têm o direito de adotar filhos. A ótica sobre a atuação da justiça quando se trata do tema é o mote de "Histórias de Amor Num País Sem Leis" (Grupo Editorial Scortecci, 2010), da advogada Sylvia Maria Mendonça do Amaral. A obra, além de abordar o preconceito, fala sobre casos reais julgados sobre união estável, partilha de bens, herança e discriminação.

Fotomontagem
Acesse a página especial da Livraria da Folha dedicada aos livros sobre o universo GLS
Acesse a página especial da Livraria da Folha dedicada aos livros sobre o universo GLS

A homofobia é tema da ficção "Batons, Assassinatos e Profetas" (Rocco, 2010). Quando crimes contra travestis acontecem em Istambul, um técnico de informática que de noite é transformista resolve investigar a estranha relação entre os assassinatos e o nome de batismo das vítimas, similares ao de profetas do alcorão.

A seara da literatura tem espaço também para lésbicas. Em "Faz Duas Semanas que Meu Amor e Outros Contos para Mulheres" (Edições GLS, 2009), Ana Paula El-Jaick envolve as leitoras em deliciosas histórias que narram o amor entre mulheres.

Escrito pela psicoterapeuta mexicana Marina Castañeda, com base em suas pesquisas e na própria experiência clínica, "A Experiência Homossexual" (A Girafa, 2007) é aquele título que todo gay deveria ler (antes ou depois de sair do armário). Não há militância no seu texto. Apenas muitos relatos, costurados com dados de pesquisas e pelas observações pertinentes da autora. Os capítulos tentam abarcar a totalidade dos conflitos: "Tornar-se Homossexual - Aspectos Biológicos e Sociais", "Aspectos Familiares e Individuais", "As Vicissitudes do Armário", "Homofobia Interiorizada", "O Casal Homossexual em Geral", "O Casal Homossexual Feminino", "O Casal Homossexual Masculino", "A Miragem da Bissexualidade" e "Uma Nova Homossexualidade".

 
Voltar ao topo da página