Livraria da Folha

 
27/06/2010 - 14h43

Físico mostra evidências da existência de Deus; veja livro

da Livraria da Folha

Divulgação
Novo Pensamento Deus Nao Está Morto 1a. edição, Marcello Borges Aleph
Livro procura mostrar evidências científicas da existência de Deus

O embate entre razão e fé existe há séculos e parece não ter data para terminar. Oscilando momentos de relativa calmaria com períodos de choques violentos, razão e espiritualidade ainda tentam aceitar a existência uma da outra e coexistir pacificamente.

Por outro lado, há quem rompa as barreiras dos dois campos e tente ir além dos estigmas associados a cada um deles. No livro "Deus Não Está Morto", o PHD em física quântica pela Universidade de Calcutá Amit Goswami recorre ao seu campo de estudo para afirmar que, de fato, existe uma divindade.

Mas o Deus que Goswami vê demonstrado a partir de postulados científicos pode não ser exatmente o mesmo defendido por muitas religiões. Ou pode ser uma mistura de todos eles.

Leia trecho da obra:

*

Capítulo 1

a redescoberta científica de Deus

O conceito de uma força superior, popularmente chamda Deus, possui milênios de idade. A ideia é de que há fenômenos em nossa experiência que não podem ser explicados apenas com base em causas materiais e mundanas; a única explicação possível é que os fenômenos são causados pela intervenção de Deus. Esta intervenção divina é chamada causação descendente.

Esse conceito conjura a imagem de Deus como um poderoso imperador, sentado em um trono no céu, distribuindo atos de causação descendente: atos de criação, curas milagrosas para os fiéis, julgamentos para os virtuosos e os pecadores, e assim por diante. Evidências dessa imagem ingênua e ultrapassada se encontram até hoje nas religiões populares, em especial no cristianismo popular.

Os cientistas tiram proveito da ingenuidade dos que apóiam um Deus "popular", ironizando o conceito anterior como um dualismo filosoficamente insustentável, impossível. Deus distribuindo causação descendente, interferindo em nosso mundo de vez em quando? Ah! Impossível, afirmam. Como um Deus não-material interage com coisas em um mundo material? Duas entidades que não têm nada em comum não podem interagir sem um sinal mediador. A troca de sinais envolve enrgia. E energia do mundo físico é sempre conservada ou é constante. Isso seria impossível se o mundo interagisse com um Deus de outro mundo! Caso encerrado.

Os populistas do cristianismo retrucam com ataques sobre uma das mais vulneráveis teorias da ciência materialistas - a teoria da evolução chamada (neo)darwinismo. Mas esses populistas, conhecidos criacionistas ou teóricos do designío inteligente, não apresentam nenhuma alternativa acreditável ao neodarwinismo, muito menos ao dualismo.

*

"Deus Não Está Morto"
Autor: Amit Goswami
Editora: Aleph
Páginas: 308
Quanto: R$ 46,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página