Livraria da Folha

 
29/06/2010 - 10h15

"Eclipse" ganha mais ritmo e ação sem esquecer o romance

FERNANDA CORREIA
da Livraria da Folha

Divulgação
Antagonismo do trio protagonista torna-se mais evidente deixando Bella confusa e dividida entre o amor do vampiro e do lobisomem
Antagonismo do trio protagonista torna-se mais evidente deixando Bella confusa e dividida entre o amor do vampiro e do lobisomem

"Eclipse" começa pronto para mostrar algo diferente, mais sombrio. Não temos a narração de Bella (Kristen Stewart) que abre os dois primeiros filmes da franquia e logo a mão de David Slade já aparece.

Ao contrário dos seus antecessores, o diretor não perde tempo com muitos detalhes, sua edição é ágil e imprime ritmo ao filme. Fiel ao livro, não hesita em eliminar trechos que agradaria aos fãs mas que deixariam o longa arrastado.

A ação também está mais presente, o que não significa que o romance fique de lado. Apenas não é tão exageradamente meloso quanto os outros. Todos parecem prontos para rirem de si mesmos, como os momentos que comentam a (falta de) roupa dos lobisomens ou a recusa de Edward (Robert Pattinson) em fazer sexo tornam-se piadas na tela.

O trio protagonista parece mais confortável, sabendo que serão cobrados por suas atuações. As caras e bocas de cada um continuam lá, mas as pausas intermináveis dentro de uma mesma fala foram deixadas para trás. Jacob Black (Taylor Lautner) assume a principal característica que possui no livro, seu jeito brincalhão e comentários sarcásticos. Os personagens em geral estão mais próximos dos livros, mesmo com a história enxugada e realmente adaptando o livro, não apenas transpondo para a tela.

O antagonismo entre vampiro e lobisomem está mais definido, deixando de ser apenas uma sucessão de olhares feios. A cena, reduzida mas mostrando essencialmente do que está no texto de Stephenie Meyer, em que o trio protagonista divide uma cabana era extremamente aguardada e uma das mais divertidas. O ciúme de Edward e o prazer de Jacob ao estar agarrado à mocinha são conduzidos com leveza, enquanto os dois "discutem a relação" entre si.

Os momentos de tensão, como a passagem de um vampiro pela casa de Bella para roubar algo com seu cheiro e servir de guia ao exército que a atacará, são amplificados com a trilha incidental de Howard Shore. Responsável pela trilha de "O Senhor dos Anéis", não cria algo tão épico quanto o que fez para Peter Jackson, mas dá uma identidade musical a cada personagem, deixando as cenas mais envolventes.

Divulgação
Vilã Victoria (Bryce Dallas Howard) é interpretada por nova atriz em "Eclipse" mas aproxima-se mais da descrição feita nos livros
Vilã Victoria (Bryce Dallas Howard) é interpretada por nova atriz em "Eclipse" mas aproxima-se mais da descrição feita nos livros

Charlie Swan (Billy Burke), o pai de Bella, mantém a ótima atuação dos dois primeiros e rouba as cenas em que aparece. Sua conversa sobre virgindade com a filha arrancou risos da plateia.

Substituída, a vilã Victoria (Bryce Dallas Howard) se aproxima mais da descrição que Meyer faz e mostra-se muito mais ardilosa do que alguém simplesmente em busca de vingança.

Os personagens secundários, como os outros integrantes da família Cullen, ganham mais destaque e falas. Flashbacks explicam melhor o passado de Rosalie Hale (Nikki Reed), estuprada pelo noivo às vésperas do casamento, e Jasper (Jackson Rathbone), transformado em meio à Guerra Civil norte-americana para fazer parte de um exército de vampiros, e junto com os momentos de ação tornam-se a diferença deste longa.

Primeiro filme da "Saga Crepúsculo" a estrear no verão dos Estados Unidos, o que significa maior concorrência, deve provar que tem fôlego além de suas fãs. E como o próprio filme sabe rir de si mesmo, pode ser visto por aqueles que querem apenas se divertir e pelas garotas que derretem a cada palavra romântica de Edward.

 
Voltar ao topo da página