Livraria da Folha

 
02/07/2010 - 10h32

Blogueiros tomam emprego de críticos profissionais; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra analisa como pensam e consomem os jovens que cresceram influenciados pela internet
Obra fala sobre jovens que cresceram com a internet

Se você entender a geração internet, entenderá o futuro. A frase é de Don Tapscott, presidente da nGenera Innovation Network, empresa de pesquisa e consultoria, e autor de "Wikinomics" e "Geração Digital" .

Para ajudar empresários e administradores a decifrar e enfrentar os desafios que surgem com a chegada dos jovens ao mercado de trabalho, Tapscott lança neste mês pela editora Agir o livro "A Hora da Geração Digital".

A obra é baseada em uma pesquisa realizada com cerca de dez mil jovens americanos sobre hábitos e padrões de consumo e relacionamento para fazer um mapeamento sobre como a internet revolucionou as formas de se pensar, interagir, trabalhar e se relacionar.

Tapscott aponta para o fato de a juventude atual querer escolher onde e quando trabalhar, usando a tecnologia para fugir do escritório e do expediente tradicionais e integrando a vida doméstica e social à profissional. Além de preferir um horário flexível e uma remuneração baseada em seu desempenho e valor de mercado (e não no tempo de presença no escritório), ela também não tem medo de rejeitar uma ótima oportunidade de trabalho e cargos promissores por outros que ofereçam um desafio maior, uma oportunidade de viagem ou simplesmente uma mudança.

O Google é citado como exemplo deste novo modelo de empresa ao permitir que os funcionários dediquem 20% de seu tempo a projetos pessoais. Já os blogs, explica o livro, ocupam o espaço dos tradicionais críticos consagrados.

Leia trecho.

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O impacto das redes sociais nos hábitos de consumo da Geração Internet é imenso e já perceptível. O poder da internet para descentralizar o conhecimento acarretou um profundo deslocamento de poder dos produtores para os consumidores. Os jovens da Geração Internet têm mais acesso a informações sobre produtos e serviços e podem discernir o valor real com mais facilidade do que as gerações anteriores.

Mais do que nunca, as empresas precisam, para competir no mercado, de produtos realmente diferenciados, de um serviço melhor ou de um custo mais baixo, pois as deficiências de valor não podem ser escondidas com tanta facilidade. O valor real é evidenciado como nunca. A influência também está sendo descentralizada à medida que a Geração Internet se manifesta a partir das trincheiras modernas, também conhecidas como blogs.

Blogs e outras mídias geradas por consumidores estão alterando as fontes de poder e de autoridade em nossa sociedade. Algumas dessas fontes têm uma capacidade surpreendente de influência, afastando a balança de poder de fontes mais tradicionais e reconhecidas. As empresas inteligentes entendem esse deslocamento de poder e o adotam.

(...) A revista New York desconsiderou a Rolling Stone em sua lista dos principais influenciadores da indústria fonográfica, mas lá estava Sarah Lewitinn, uma blogueira de 26 anos. Aparentemente, o seu blog tem "mais poder do que qualquer crítico da mídia impressa". Os integrantes da Geração Internet vem pouco uso para o papel do crítico tradicional. Uma recente pesquisa de opinião publicada no Los Angeles Times, correalizada pela Bloomberg News, revelou que, dentre os jovens com idade entre 18 e 24 anos, apenas 3% acham que "as resenhas dos críticos eram o fator mais importante em seu processo de tomada de decisões sobre filmes".

Para as empresas, o deslocamento de poder dos influenciadores tradicionais significa que muitos contatos estabelecidos podem perder sua antiga força. Hoje, as empresas precisam identificar e engajar as novas vozes da autoridade, muitas das quais - como a blogueira Sarah Lewitinn - surgirão de lugares inesperados. Uma boa maneira para começar a identificar essas novas vozes da autoridade é passar tempo com clientes da Geração Internet e catalogar as novas fontes de informação e os "especialistas" em que eles confiam".

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"A Hora da Geração Digital"
Autor: Don Tapscott
Editora: Agir
Páginas: 544
Quanto: R$ 69,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na "Livraria da Folha"

 
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