Livraria da Folha

 
02/07/2010 - 19h16

Depois dos álbuns de figurinhas da Copa, o que vamos colecionar agora?

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro investiga o hábito de colecionar ao longo da história
Colecionar objetos é um hábito histórico e de importância cultural, mostra livro de alemão
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Se você já completou seu álbum de figurinhas de Copa, fique sabendo que não precisa deixar de lado toda a emoção e prazer de colecionar objetos.

Desde coisas aparentemente simples e de fácil acesso, como bonecos, camisetas de times de futebol e até selos e pedras, algumas pessoas buscam sair do lugar comum e gostam de colecionar manhãs, sorrisos e até amigos (afinal, o Orkut não deixa de ser um meio para isso, não?). Há, por outro lado, os que prefiram exercer o lado perverso, guardando calcinhas, algemas ou mesmo nomes de pessoas com quem dividiram os lençóis.

O livro "Ter e Manter: uma História Íntima de Colecionadores e Coleções", da Editora Record, se utiliza de fatos históricos, como a Revolução Industrial, para melhor explicar a tendência humana de "agrupar" para si mesmo determinados objetos. A partir dessa ideia, é instigante refletir a necessidade humana de manter total controle sobre determinada coisa.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Figurinhas de todas as Copas do Mundo em tamanho gigante na exposição
Figurinhas de todas as Copas do Mundo em tamanho gigante na exposição

Entre curiosas e, às vezes, até mesmo bizarras histórias de colecionadores, o historiador alemão Philipp Blom resgata no tempo os casos das primeiras coleções. Tido erroneamente como mania de criança, basta abrir os olhos para que logo percebamos que todos possuímos, de uma forma ou de outra, um objeto que tratamos de maneira especial.

Caso você seja um daqueles que começa a se interessar por algo, mas logo em seguida desiste, a dica é prestar atenção nas coisas que mais gosta. É natural que as crianças de uma mesma turma tenham o hábito de escolher um mesmo objeto, pois assim, todos podem fazer parte da turma. No entanto, já adulto, pode ser bom reviver o saudosismo deixado de lado, ou mesmo dar mais atenção a uma novidade que possa lhe agradar.

*

"Ter e Manter uma História Íntima de Colecionadores e Coleções"
Autor: Philipp Blom
Editora: Editora Record
Quanto: R$ 47,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página