Livraria da Folha

 
11/07/2010 - 07h46

Descubra mais sobre as comidas dos monastérios

da Livraria da Folha

Divulgação
Receitas de pecados capitais são das mais saborosas do livro
Receitas de pecados capitais são das mais saborosas do livro

Escrito por Fabiano Dalla Bona, que divide seu tempo entre dar aulas na universidade ou resgatar divinas receitas, o livro "O Céu na Boca", da editora Tinta Negra, é uma ideia interessante e bem adaptada para se falar de gastronomia sem cair na mesmice.

Ao contrário da proposta comum de se vender as ilustrações de pratos coloridos e aparentemente perfeitos (como se o leitor, com a mão na massa, fosse sempre produzir um prato idêntico ao da foto), "O Céu na Boca" tem como prioridade explicar não apenas o passo a passo das receitas religiosas que alimentam os corpos católicos. Busca também, como um complemento histórico literário, contar mais sobre os nomes que intitulam as receitas. Com base em pesquisas de cadernos amarelados e, até, à pena, o autor revela costumes, gostos e perfumes das iguarias que alimentavam os frades. De maneira pertinente, Dalla Bona acrescenta ao final de cada receita, a oração do santo correspondente.

Explica o livro que a palavra "convento" vem do latim convenire, significando juntar-se, vir em companhia, congregar-se. De fato, os conventos surgiram como locais de trânsito e de apoio onde frades itinerantes, romeiros e viajanes paravam a fim de restaurar suas forças através da alimentação, para depois continuar sua viagem. Os franciscanos, também, por muitos séculos confiaram a sua alimentação àquilo que lhes era oferecido como caridade, espontaneamente pelas pessoas. Com a construção dos conventos, monastérios, abadias e santuários, a situação mudou, com consequências também sobre a cozinha.

Dalla Bona também dedica algumas páginas para receitas do calendário litúrgico e, como não podia deixar de ser, receitas dos pecados capitais.

Seguindo a tópica do livro, confira a receita dos bolinhos de arroz de São José, um trecho da vida do padrasto de Jesus Cristo e sua oração na íntegra:

*

Bolinhos de arroz de São José
Receita tradicional de Florença (Itália)

Ingredientes

350g de arroz
1l de leite
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de açúcar de baunilha
casca de 1 laranja
50g de farinha de trigo
2 ovos
1 pitada de sal
açúcar de confeiteiro
óleo de soja (ou de milho) suficiente para fritar

Modo de Preparo

Cozinhar o arroz no leite, adicionando uma pitada de sal. Deixar esfriar e colocar a farinha de trigo, o açúcar de baunilha, a casca da laranja ralada, o fermento, as gemas e, por último, as claras batidas em neve, misturadas com delicadeza. Com as mãos molhadas, preparar bolinhas com a massa, passá-las na farinha de trigo e fritá-las em óleo bem quente. Escorrer os bolinhos em papel absorvente e pulverizar com açúcar de confeiteiro.

Saiba quem foi São José

Esposo da Virgem Maria e padrasto de Jesus, figura na infância de Jesus, conforme a narrativa de Mateus e de Lucas, e é descrito como um homem justo. A veneração especial a José começou na Igreja moderna, onde escritos apócrifos passaram a relatar a sua história. Em 1479 ele foi inserido no calendário romano com festa a ser celebrada em 19 de março. É o padroeiro dos carpinteiros e é representado como um homem velho, com um lírio na mão, e algumas vezes, ensinando Jesus o ofício da carpintaria. Essa receita florentina é preparada para a comemoração do Dia dos Pais, celebrada na Itália, no Dia de São José.

Oração

Senhor Jesus Cristo, vivendo em família com Maria, tua mãe, e com São José, teu pai adotivo, santificaste a família humana. Afasta de nossos lares toda espécie de discórdia e egoísmo. Que haja concórdia e diálogo fraterno. Que nunca falte o amor e o pão. Abençoa, ó Senhor, de modo especial os esposos para que se amem, deem exemplo de boa convicência e transmitam verdadeiros valores aos filhos. Amém.

*

"O Céu na Boca"
Autor: Fabiano Dalla Bona
Editora: Tinta Negra Editorial
Quanto: R$ 37,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página