Folha.com

Notícias

Assine a Folha

Livraria da Folha

04/07/2010 - 21h05

Descubra o segredo das ervas

da Livraria da Folha

Divulgação
Ervas são alternativas terapêuticas no auxílio do bem estar
Ervas são alternativas terapêuticas no auxílio do bem estar

Quando falamos de hortelã, é mais do que natural se lembrar da sensação de frescor que toma conta de nossa boca. Porém, mais do que isso, do latim mentha piperita, o hortelã é uma erva rica em princípios ativos e própria para usos terapêuticos em razão de suas propriedades medicinais. E desde muito tempo os benefícios e segredos da fitoterapia (o tratamento das enfermidades através das plantas), como também é conhecida, faz sucesso e comprova resultados frente às mais diversas situações: dores de cabeça, enjoos, calmantes, estimulantes sobre o sistema nervoso, diurético e auxiliar na secreção do leite materno.

O livro "Atlas das plantas medicinais e curativas", publicado pela Vergara Editora (2004), aponta provas da eficácia e as descobertas dos princípios ativos das plantas realizadas por diferentes e distantes povos, que encontraram na própria natureza meios suficientes para curar as enfermidades que afligiam o povo.

Em tempos de consumo exorbitante de remédios, a obra apresenta soluções interessantes que podem despertar novos hábitos nas pessoas. Como destaca o livro, foram feitas "descobertas realizadas ao lado de restos mortais dos primeiros hominídeos, de que eram utilizadas há 60.000 anos ervas como o malvaísco. No Peru, foram encontrados vestígios de coca com cerca de 50.000 anos. Os primeiros textos esculpidos conhecidos tratam de ervas medicinais: hieróglifos egípcios com 6.000 anos fazem referência ao uso medicinal das plantas".

Entre outros povos que aderiram à prática, destaca a obra, estão os egípcios - que criaram uma escola de medicina cujo jardim se cultivavam espécies de plantas medicinais -, o imperador chinês Shen Nung e os gregos, com Hipócrates (considerado o pai da medicina) e Diocórides, nomeado como o pai da fitoterapia, devido aos registros colhidos em seu livro, "Da Matéria Médica", em que descreve mais de 500 plantas medicinais.

A obra também apresenta ao longo dos capítulos dicas de como se tornar um experiente herbanário, apresentando as definições das centenas de espécies conhecidas, ensinando em como colhê-las e conservá-las e enfim apresentando toda a magia, virtudes e segredos dos extratos vegetais.

Leia trecho.

*

Hortelã
(Mentha piperita)

Renato Stockler/Folha Imagem
Propriedades afrodisíacas são associadas ao hortelã
Propriedades afrodisíacas são associadas ao hortelã

Características
A primeira descrição da hortelã data do século XVIII, e situa-se na Inglaterra, onde o híbrido deve ter sido descoberto ou criado. A partir deste híbrido, através de estacas (plantando diretamente no solo um raminho), estendeu-se por toda Europa e América, onde se cultiva pelo seu uso farmacológico e culinário.

Propriedades medicinais
É utilizada como calmante, tônica, estimulante, estomacal e carminativa (para eliminar os gases intestinais). Na Grécia e em Roma eram-lhe atribuídas propriedades afrodisíacas (estimulantes do apetite sexual).

Usos e aplicações
As hortelãs eram conhecidas na antiga Grécia pelas suas propriedades medicinais. Por seu lado, os chineses também a utilizavam como calmantes. A sua forma mais corrente de administração é em infusão (cerca de 10 gramas para uma xícara), da qual se tomam três xícaras por dia, depois das refeições.

*

"Atlas das Plantas Medicinais e Curativas"
Autor: Vergara Brasil (Org.)
Editora: Vergara Editora
Páginas: 114
Quanto: R$ 60,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha