Livraria da Folha

 
03/07/2010 - 18h10

Pequeno Nicolau estreia nos cinemas e ganha livro inédito

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Nicolau é o protagonista da série de livros passada na França da década de 1950. Estudante de uma escola só para garotos, o menino conta suas travessuras e as encrencas com os amigos e colegas.

Divulgação
Do mesmo criador de Asterix, Nicolau ganha novo livro e filme
Do mesmo criador de Asterix, Nicolau ganha novo livro e filme

E seus companheiros são dos mais variados tipos, como Agnaldo, o queridinho da professora; Eudes, o valentão; Godofredo, o menino rico e mimado; e Alceu, o gordinho comilão.

Além do cotidiano do garoto, conhecemos o universo dos adultos que o cercam, como os pais e os professores, através dos olhos do menino, que não entendem as reações deles às suas brincadeiras e manhas.

O texto dos contos que compõem os livros é de René Goscinny, mundialmente por escrever as histórias de Asterix junto com Albert Uderzo. As ilustrações são feitas pelo cartunista Jean-Jacque Sempé, que também serve de inspiração para as aventuras do personagem. Muitas situações são baseadas na memórias de infância de Sempé.

Em 2008, as histórias de Nicolau foram levadas para o cinema. No início de junho deste ano "O Pequeno Nicolau" foi exibido no Brasil durante o Festival Varilux de Cinema Francês e chega nesta sexta-feira (2) ao circuito comercial.

No longa, o garoto ouve uma conversa dos pais e descobre que sua mãe está grávida. Em pânico, Nicolau decide tomar alguma atitude para evitar que deixe de ser o único filho, antes que seus pais deixem de lhe dar atenção e o abandonem na floresta como imagina.

A editora Rocco lança, junto com o filme, o primeiro volume de uma série de histórias inéditas organizada por Anne Goscinny, filha do escritor. "A Volta Aulas do Pequeno Nicolau" precede mais sete volumes que completam a coleção.

 
Voltar ao topo da página