Livraria da Folha

 
02/07/2010 - 20h23

Militares brasileiros abriram arquivos sobre óvnis; ouça ufólogo

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

A campanha "UFOs: Liberdade de Informação Já", criada em 2004 por ufólogos brasileiros, rendeu frutos e possibilitou depoimentos de militares sobre o assunto. O tenente-brigadeiro e ex-ministro da Aeronáutica Sócrates da Costa Monteiro, por exemplo, reconheceu publicamente que avistou objetos voadores não identificados.

Revista UFO
Editor da "Revista Ufo", Gevaerd faz palestras em encontros internacionais sobre ufologia
Editor da "Revista Ufo", Gevaerd faz palestras em encontros internacionais sobre ufologia

O movimento pedia ao governo federal a abertura de arquivos militares, como a Operação Prato, de 1977, e a noite oficial dos UFOs no Brasil, de 1986.

O abaixo-assinado, organizado pela CBU (Comissão Brasileira de Ufólogos), conquistou a abertura de aproximadamente 4.000 páginas de documentos públicos de interesse ufológico. As informações estão disponíveis no Arquivo Nacional do Rio e de Brasília.

Procurado pela Livraria da Folha, Ademar José Gevaerd, ex-professor de química e jornalista, relatou os avanços da ufologia nacional e a colaboração dos militares e do governo brasileiro sobre o assunto. Ouça a entrevista.

Ufólogo1

Revista UFO
Imagem das marcas triangulares nas plantações de Ipuaçu, em Santa Catarina
Imagem das marcas triangulares nas plantações de Ipuaçu, em Santa Catarina

Para Gevaerd, os círculos ingleses, também chamados de agroglifos, são os fenômenos ufológicos mais relevantes da atualidade.

O evento pode ser observado em diversos lugares da Europa, principalmente na Inglaterra. Contudo, os círculos começaram a surgir também no Brasil.

As primeiras marcas sugiram em Ipuaçu, Santa Catarina. O ufólogo salientou a complexidade das formas, triângulos que se sobrepõem, demonstrando certa relação matemática.

Ufólogo2

Divulgação
Autor propõe que extraterrestres visitaram a Terra no passado
Autor propõe que extraterrestres visitaram a Terra no passado

No final da entrevista, Gevaerd explicou como escolher os melhores livros sobre o tema e a necessidade de filtrar as informações.

Além disso, comentou a importância de "Eram os Deuses Astronautas?", primeiro sucesso editorial do gênero, escrito pelo suíço Erich Anton Paul von Däniken.

Segundo ele, o título é o livro de cabeceira de todo ufólogo, e destaca o pioneirismo do autor.

O volume apresenta a teoria que o planeta Terra foi visitado no passado por civilizações extraterrestres. Ouça os conselhos do ufólogo.

Visite a estante da Livraria da Folha dedicada à ufologia

Ufólogo3

 
Voltar ao topo da página