Livraria da Folha

 
04/07/2010 - 11h25

Não é preciso ser Steve Jobs para inovar, diz livro

da Livraria da Folha

Divulgação
Autores produzem método científico para obter o sucesso empresarial
Autores produzem método científico para obter o sucesso empresarial

Nada de Bill Gates, Steve Jobs ou os inventores do Google. "Innovatrix, Inovação Para Não Gênios", dos físicos Adriano R. Lima e Clemente Nobrega, também consultor de gestão empresarial, promete ensinar qualquer um a ter grandes ideias, alcançar o tão almejado sucesso com sua empresa e revela o segredo de como funcionam as megacorporações.

Com uma linguagem simples, os autores aplicam seu "Innovatrix" na estrutura de grandes organizações como Dell, Google e Benetton. Ao mesmo tempo que descrevem o funcionamento da nova estratégia aos leitores, acabam por desvendar como cada uma dessas empresas alcançou o próprio sucesso.

Longe de ser milagre, o novo método de criatividade empresarial tem, segundo os autores, origem científica e foi baseado em um estudo do engenheiro e cientista russo Genrich Altshuller.

Clemente Nobrega também é autor de "Antropomarketing" , "Em Busca da Empresa Quântica" e "Empresas de Sucesso, Pessoas Infelizes?".

Leia trecho:

*

"Nossa primeira ferramenta - aquela que faz o diagnóstico inicial sobre a capacidade da empresa gerar valor - é baseada no princípio norteador que os físicos usam ao formular suas teorias - o princípio da simetria. Ele diz que as coisas na natureza têm de exibir harmonia entre os elementos que as constituem. Na maneira de descrever a natureza pela linguagem da ciência, as relações que buscamos têm que exibir certo equilíbrio, se não, não serão sustentáveis.

Elegância, simetria, equilíbrio, são características do que "funciona bem" no mundo real. Simetria tem a ver com isso.

Para uma empresa gerar valor ela tem de ter três elementos equilibrados em harmonia. São eles que estabelecem a simetria da empresa. São os seguintes:

- Aquilo que a empresa vende tem que estar em sintonia com "necessidades" de quem compra; ou seja, o mundo precisa querer aquilo que eu tenho para vender. Tem que perceber valor em minha oferta a ele. Este é o primeiro elemento: um mercado que pague pelo que eu tenho a oferecer.

- A maneira pela qual a empresa produz o que vende tem que garantir que o produto ou serviço esteja no lugar certo, na hora certa, pelo preço que o comprador possa pagar; ou seja, a empresa precisa ter RECURSOS e PROCESSOS adequados.

Processos de trabalho são a forma de transformar os recursos disponíveis (gente, tecnologia, matérias-primas, conhecimento...) em outputs de mais valor.

- As pessoas da empresa têm que ter competência para desenhar, aperfeiçoar, aperfeiçoar e operar os processos que produzem os produtos que, por sua vez, vão produzir um cliente satisfeito com o valor que está obtendo. Pessoas são o recurso mais importante. Não é muito politicamente correto falar assim, mas é isso que as pessoas são numa empresa: recursos. Sem competências humanas adequadas não há processos eficientes nem produtos de valor. Não há, portanto, ofertas de valor, mesmo que os demais recursos estejam lá."

*

"Innovatrix, Inovação Para Não Gênios"
Autor: Adriano R. Lima e Clemente Nobrega
Editora: Agir
Páginas: 168
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página