Livraria da Folha

 
06/07/2010 - 21h45

Ter marido é riqueza em mundo de homens indisponíveis para casamento; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro investiga como homens e mulheres tratam o tema da traição
Livro investiga como homens e mulheres tratam o tema da traição

"É muito mais comum encontrar homens e mulheres infiéis do que fiéis. (...) Um comportamento tão frequente continua sendo percebido como um desvio, um problema gravíssimo e inaceitável, mesmo para aqueles que o praticam", afirma Mirian Goldenberg em seu livro mais recente.

Uma das maiores pesquisadoras do país quando o assunto é traição, Mirian é antropóloga e passou mais de 20 anos estudando o tema. Autora de livros como "A Outra", Toda Mulher é Meio Leila Diniz", "Coroas" e "De Perto Ninguém é Normal" ela acaba de lançar "Por Que Homens e Mulheres Traem?" pelo selo BestBolso, do Grupo Editorial Record.

Na obra a doutora analisa e disseca conceitos como traição, fidelidade, amor, paixão e amizade. A relação entre casados, solteiros, amantes, monogâmicos e poligâmicos está presente nas pouco mais de 200 páginas do livro em formato pocket.

Ao mesmo tempo em que fala de suas experiências durante a pesquisa, Mirian narra a história de Mônica, uma jornalista que conheceu durante uma Bienal do Livro, com um passado marcado por episódios de violência doméstica e traições. Os depoimentos reais são alternados com análises, comentários, resultados de pesquisas e até mesmo textos de Danuza Leão e Manoel Carlos.

Mirian apresenta também uma hierarquia de valores construída com base nos depoimentos que colheu ao longo dos anos. Nesta escala, o topo do ranking é ocupado pela mulher casada com um marido fiel enquanto a esposa sem vida sexual e repleta de obrigações fica em último lugar na lista.

A autora aponta para o fato de homens disponiveis para casamento serem escassos e que por isso ter marido é considerado no Brasil uma verdadeira riqueza. A partir deste raciocínio ela cria o curioso conceito de "capital marital".

Leia trecho de "Por Que Homens e Mulheres Traem?".

*

Na hierarquia de valores das mulheres pesquisadas, a melhor posição é a da esposa (com um marido fiel), seguida da Outra (com um amante fiel), da mulher que está só e, por fim, da mulher casada com um marido que tem amante. Esta última, segundo elas, é a posição mais insatisfatória. A pior posição para elas é a da esposa que não tem uma vida sexual com o marido nem outros prazeres, apenas obrigações com os filhos e com a casa. Elas preferem ser amantes a serem sós, mas preferem ser sós a mal-acompanhadas (com um parceiro infiel).

Como mostrei no livro Coroas, no Brasil, ter um marido é uma verdadeira riqueza, especialmente em um mercado em que os homens disponíveis para o casamento são escassos. Utilizei as ideias de Pierre Bourdieu para criar um novo tipo de capital, que é extremante importante para as mulheres brasileiras: o "capital marital". As mulheres casadas que pesquisei se sentem muito poderosas, pois, além de terem um marido, acreditam que são mais forte e independentes do que eles (mesmo que eles ganhem muito mais do que elas e sejam mais bem sucedidos em suas profissões). Em um mercado em que os maridos são escassos, as brasileiras casadas sentem-se triplamente poderosas: por terem um produto raro e extremamente valorizado no mercado; por se sentirem superiores e imprescindíveis para seus maridos; e, principalmente, por acreditarem que eles são fiéis. Criei essa ideia para pensar sobre os discursos, os valores e os comportamentos das mulheres brasileiras: o marido como capital.

Pode-se pensar que, no caso de muitas brasileiras que não possuem o "capital marital", o amante fiel é considerado um outro tipo de capital, um pouco menos valorizado do que o marido fiel, mas ainda desejado.

*

"Por Que Homens e Mulheres Traem?"
Autor: Mirian Goldenberg
Editora: BestBolso
Páginas: 224
Quanto: R$ 12,90 (veja preço especial)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página