Livraria da Folha

 
07/07/2010 - 15h04

"Ser pai é ter orgulho até de cocô", explica jornalista; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Jornalista narra a transformação da gravidez na vida dos homens
Jornalista narra a transformação da gravidez na vida dos homens

"Ser pai é ter orgulho até de cocô". A frase do jornalista Renato Kaufmann sintetiza bem a experiência pela qual o autor de "Diário de um Grávido" passou desde que "hiperventilou" ao descobrir que sua mulher Ana estava grávida até o nascimento de sua filha Lucia, hoje com um ano e meio.

Cheio de estilo e bom-humor, Kaufmann apresenta a gravidez sob a ótica masculina. Da total falta de preparo à participação em um cursinho de paternidade o jornalista passeia por momentos como a emoção do primeiro ultrassom.

A obra é inspirada no blog do autor, Diário Grávido. A página, mantida por Kaufmann desde 2008, tornou-se referência para uma nova geração de pais ativos e mais presentes da educação dos filhos.

Muitos dos posts foram revisados para entrar no livro. A obra é dividida em três partes, acompanhando cada trimestre da gestação. Os relatos curtos e cheios de neuras - como analisar o aspecto de um placenta - agradam pela leveza, simplicidade e agilidade.

"Ana pede dinheiro no semáforo com Lucia no colo. Maria faz malabarismos. E eu pego esse dinheiro e bebo tudo em pinga", escreve em tom de brincadeira.

Leia trecho de "Diário de um Grávido".

*

Dez dias de vida!

E é como se eu conhecesse a carinha dela há milhares de anos.

Sinto que eu era incompleto e não sabia. Ela olha pra mim e sei que macaquinha e eu nos entendemos mais do que posso compreender. Sempre soube que isso era um tipo de imperativo biológico, que permitiu nossa sobrevivência como espécie - mas nunca pensei que esse tal imperativo fosse tão bom! Funciona por isso. Orgasmo, doce e neotenia e voilà! A espécie sobrevive. O lado negro dessa força é o choro - o negócio ressoa no sistema límbico de uma forma irresistível. Se nem os homens das cavernas defenestraram seus bebês15 é porque aquele choro é uma lavagem cerebral da natureza, um comando hipnótico impossível de recusar. Você simplesmente é coagido a resolver. E é de partir o coração.

Enquanto isso, mamãe compete deslealmente pelo amor de Lucia, usando pra isso uma tal "mamada". Compenso contando histórias engraçadas pra ela, o que, admito, faz mais sucesso com a Maria. O duro é a enxurrada de piadas envolvendo a Lucia - e eu sempre estou do lado de lá da piada! É como se um dia Gregor Samsa acordasse transformado em papagaio, ou em português.

Lucia já tomou sol, foi duas vezes ao veterinário, digo, veterinário, digo, pediatra. O negócio preto que ela fazia, a tal graxa chamada mecônio, já virou cocô de verdade. Ser pai é ter orgulho até de cocô. Ela ri, faz caras engraçadas e umas caretas muito expressivas.

Lucia fez dez dias, e arre, como foram bons.

15. Seus próprios bebês, claro. E mesmo nisso há controvérsias. Eles podem ter defenestrado todos, menos o seu ancestral e o meu.

*

"Diário de um Grávido"
Autor: Renato Kaufmann
Editora: Mescla Editorial
Páginas: 112
Quanto: R$ 39,90 (veja preço especial)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página