Livraria da Folha

 
10/08/2010 - 22h54

Círculos nas plantações intrigam ufólogos brasileiros

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Nas últimas décadas as plantações da Inglaterra se tornaram o centro das atenções dos ufólogos. Desenhos geométricos complexos passaram a surgir com frequência nas plantações do país, principalmente durante o verão.

Divulgação
Há mais de 20 anos plantações da Inglaterra têm sido alvo do fenômeno
Há décadas a Inglaterra e outros países têm sido alvo do fenômeno

Apesar de o fenômeno não se restringir as fronteiras do Reino Unido --até a cidade de Ipuaçu, em Santa Catarina, foi alvo dos círculos-- o acontecimento passou a ser conhecido com círculos ingleses, também são chamados de agroglifos.

Mesmo para quem acredita que os desenhos são produzidos por uma inteligência alienígena, o objetivo das figuras é um mistério.

O thriller de ficção científica "Sinais", do cineasta Shyamalan, abordou o enigma. Ademar José Gevaerd, editor da "Revista Ufo", afirmou que os círculos são o mais intrigante fenômeno ufológico da atualidade.

O ufólogo Wallace Albino se interessou pelo assunto em 1990. De lá pra cá, o pesquisador catalogou, ano após ano, o material que surgia sobre o tema, de revistas importadas a sites.

Além de possuir uma vasta coleção de imagens e de ter coproduzido o documentário "Círculos Ingleses: O Enigma Continua...", o estudioso escreveu O Mistério dos Círculos Ingleses". O livro traz o histórico dos acontecimentos e as principais teorias sobre a origem dos desenhos nos plantações. Leia o depoimento do autor extraído do exemplar.

Visite a estante da Livraria da Folha dedicada à ufologia

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

*

Divulgação
Fenômeno intriga pela complexidade e pela geometria das formas
Fenômeno intriga pela complexidade das formas e pela frequência dos casos

É um dos poucos fenômenos, ou quem sabe o único, que obedece a uma certa disciplina em relação ao período de formação, ou seja, no verão europeu, que começa em abril e vai até o início de setembro, com ápice nos meses de junho e julho. Não há dúvidas de que as imagens vão surgir, mais belas e complexas e que ficaremos mais uma vez na expectativa. Tudo ocorrerá como antes: de forma silenciosa, noturna e misteriosa. Esta obra não tem como objetivo desvendar os círculos, mas a intenção de gerar uma reflexão sobre o assunto, por isso apresento as variações desse mistério - palavra que traduz perfeitamente os símbolos.

As formações começaram de forma modesta e evoluíram para complicadas imagens, com mensagens subliminares e codificadas, respostas diretas a fraudes, rostos humanos e, por fim, a face de um alienígena. De formações esporádicas aumentaram para formações em massa, que crescem a cada verão. Mas esse é um mistério que está além de nós, seres humanos. Na ausência de uma resposta completa para tal enigma, ofereço a você, leitor, todas as informações disponíveis sobre o assunto e peço que me acompanhe nessa busca.

A melhor abordagem para a resolução desta charada é a intensa pesquisa e a contínua reflexão. Amparado no vasto banco de dados que me permitiu escrever esse livro, agora peço a você que me siga, na tentativa de compreendermos, juntos, esse impasse genuíno, emocionante, e, acima de tudo, científico. Lembre-se de manter sua mente aberta para as possibilidades, que são muitas, quando penetramos cada vez mais profundamente no mistério dos círculos.

Alguém já disse, no passado, que não devemos nos deter ante a incompreensão dos fenômenos que nos rodeiam. Mas, em vez disso, vamos usar nossas limitações para buscar subsídios que nos permitam ampliar nossos horizontes. Os círculos ingleses são um excelente pretexto para isso: acontecem com regularidade, não apenas esporadicamente, e podem ser medidos, fotografados e examinados cuidadosamente. É até mesmo possível andar dentro deles.

Mais que isso, os círculos podem ser estudados sob todos os ângulos do conhecimento humano, quiçá como uma nova forma de comunicação que, involuntariamente, estamos vendo ser estabelecida entre seres extraterrestres e nós, humildes e atônitos mortais terrestres.

Divulgação
Segundo o autor, a complexidade dos círculos aumenta a cada ano e indica sinais de inteligência
Segundo o autor, a complexidade dos círculos aumenta a cada ano e indica sinais de inteligência

*

"O Mistério dos Círculos Ingleses"
Autor: Wallace Albino
Editora: Conhecimento
Páginas: 256
Quanto: R$ 27,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página