Livraria da Folha

 
07/07/2010 - 19h27

Figurino de "Dom Casmurro" oferece pistas sobre ações dos personagens

da Livraria da Folha

Machado de Assis é o responsável por grandes títulos da literatura brasileira. O escritor criou personagens que marcaram por sua crítica social, como Brás Cubas, ou pelo mistério, como Capitu e sua traição. Mas a produção machadiana também é responsável por fazer um retrato do Brasil no século 19.

Ana Ottoni/Folha Imagem
Clássico de Machado de Assis, "Dom Casmurro" serve como fonte para entender a moda e a sociedade do final do século 19 em livro
Clássico de Machado de Assis, "Dom Casmurro" serve como fonte para entender a moda e a sociedade do final do século 19 em livro

Partindo dessa premissa, Geanneti Tavares Salomon desenvolveu "Moda e Ironia em Dom Casmurro".

Salomon é mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, pela PucMinas e graduada em Letras e no curso de Estilismo e Modelagem do Vestuário na UFMG.

Unindo seus conhecimentos nos dois campos distintos, analisa os aspectos psicológicos das personagens do clássico "Dom Casmurro" partindo de sua vestimenta.

Segundo a autora, as roupas descritas por Machado de Assis são reflexos de suas emoções e intenções. Para Salomon, pequenas dicas do comportamento ao longo da história são oferecidas pelo figurino.

Por tabela, o texto de Machado fornece bases para compreender o momento histórico no qual a obra se passa. Por exemplo, passado no final do século 19, "Dom Casmurro" revela nos trajes a mudança que a sociedade essencialmente agrária começa a sofrer, vivendo a expansão capitalista da época.

Da mesma forma, a evolução da moda pode ser observada na história de Capitu e Bentinho. Fiel ao cenário em que viveu, Machado de Assis transfere para o papel todos os hábitos da sociedade, o que incluiu a forma como se vestiam.

*

Moda e Ironia em Dom Casmurro
Autora: Geanneti Tavares Salomon
Editora: Alameda
Páginas: 196
Quanto: R$ 40,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página