Livraria da Folha

 
13/07/2010 - 10h24

Comemore o dia mundial do rock com seis livros sobre o gênero musical

da Livraria da Folha

Divulgação
Histórias e curiosidades do ritmo que revolucionou a música, contadas por Kid Vinil
Histórias e curiosidades do ritmo que revolucionou a música, contadas por Kid Vinil

Seu dia oficial, 13 de julho, é conhecido, mas ninguém sabe exatamente quem inventou o rock'n'roll. Alguns especulam que foi John Lee Hooker, outros, o próprio diabo (como canta Raul Seixas).

Uma coisa é certa, sabemos que seu rei é o Elvis Presley e mesmo com origens obscuras, o rock influencia a humanidade, seja nas atitudes ou na moda.

O dia mundial do rock apareceu em 1985 e marca a realização do Live Aid, festival de música humanitário com o objetivo de acabar com a fome na Etiópia.

Organizada pelo músico irlandês Bob Geldof, a atração aconteceu simultaneamente na Inglaterra e nos EUA.

Estiveram presentes grupos e músicos como The Who, Paul McCartney, Mick Jagger, Led Zeppelin, Eric Clapton, Dire Straits, David Bowie, Queen, Joan Baez, BB King, Sting, U2, Phil Collins, Black Sabbath e Madonna, entre outros.

Embora exista quem diga que ele já não é mais o mesmo, o rock ainda é considerado um símbolo de contestação. Não à toa, o festival SWU, que não tem as mesmas missões humanitárias do Live Aid, escolheu grupos desse gênero para levantar sua bandeira por um mundo sustentável. Pixies, Linkin Park, Incubus e Kings of Leon já estão confirmados na agenda do evento, que acontece em outubro em Itu (101 km de São Paulo).

Conheça títulos que contam a história desse gênero musical.

*

"Almanaque do Rock"
Neste almanaque, escrito por Kid Vinil, o leitor encontrará mais de 50 anos de história do bom e velho rock'n'roll. Esse ritmo contagiante que traduz excitação e frenesi nunca envelhece, pelo contrário, se renova a cada geração. Se na década de 1950, quando foi inventado por Chuck Berry e Elvis Presley, significava uma fusão da country music e do rhythm'n'blues, hoje essa definição pode ser muito mais ampla. Com o passar dos tempos, o rock agregou elementos do jazz, da música clássica, do folk e de world music, entre outros. Hoje, o gênero musical deita e rola na era digital, usando os famosos samplers, instrumentação eletrônica e muitos computadores. Mas uma coisa é importante ressaltar: o rock'n'roll nunca perdeu a sua rebeldia, o seu jeito de entrar com o pé na porta.

Divulgação
Obra traz em HQ o mundo do rock em verbetes caóticos e engraçados
Obra traz em HQ o mundo do rock em verbetes caóticos e engraçados

"O Pequeno Livro do Rock"
Versão em quadrinhos da história do rock a partir do ponto de vista de Hervé Bourhis. Cansado de ver tantas compilações de notícias e informações repetidas, o autor desenvolveu o próprio trabalho com base em suas experiências e vivências com o gênero musical. Ilustrado ano a ano por meio de capas de discos, letras de músicas, cortes de cabelo, fatos e boatos. O autor não se detém apenas aos grandes ícones e retrata situações curiosas com personagens desconhecidos, mas que tiveram papel importante no cenário, criando uma história acessível mesmo para quem não é fã de carteirinha.

"Que Rock É Esse?"
Feito a partir da parceria entre Editora Globo e o canal a cabo Multishow, este livro registra e contextualiza as principais bandas nacionais. O projeto surgiu do programa homônimo de televisão apresentado por Beto Lee. Além de documentar a trajetória do rock até a atualidade, o livro traz análises e comentários de ícones do estilo musical no país, como Rita Lee, Nelson Motta, Lobão, Frejat, Samuel Rosa, Edgard Scandurra, Dinho Ouro Preto, Pitty, Fê Lemos, Evandro Mesquita, Gabriel o Pensador e o jornalista Ricardo Cruz. A apresentação e os textos fictícios --que caracterizam as épocas referidas-- ficam por conta de Edgar Piccoli. Dividido em cinco partes (anos 1960, anos 1970, anos 1980, anos 1990 e anos 2000), o livro traz uma linha do tempo para cada década. Nelas, constam os acontecimentos mais importantes da política, do cinema, da moda e da música.

"Segredos e Lendas do Rock"
Boatos e rumores sempre foram um atrativo para que as pessoas se interessem pelas celebridades. O mundo do rock, entretanto, possui histórias que vão além desse simples interesse e se misturam com a vida real de tal maneira que formam verdadeiros segredos e lendas que tanto fascinam os fãs. Neste livro, o autor seleciona e fornece detalhes a respeito de diversos fatos envolvendo os astros do rock, o que fará com que o leitor se divirta e solte a imaginação com tantas histórias envolvendo seus maiores ídolos.

"Breve História do Rock"
O rock'n'roll, embora derivado do blues norte-americano, reuniu através dos anos influências de toda parte para formar seu estilo próprio: escala pentatônica do blues, improvisação do jazz, marcação insistente das marchas militares, sutilezas rítmicas da rumba e do baião, a canção italiana. A história do rock desde os seus primórdios, antes da década de 1950 até hoje.

"Rock and Roll: uma História Social"
O livro cobre 30 anos de um dos mais importantes fenômenos de massa do século 30. O autor Paul Friedlander mostra com o gospel, o country e o blues influenciaram desde Elvis e Marvin Gaye ao The Who, e revisita a cena do rock clássico, alternativo e do punk-rock traçando a história do gênero musical que já atravessou cinco décadas de sucesso ininterrupto.

 
Voltar ao topo da página