Livraria da Folha

 
09/07/2010 - 21h08

"A Vantagem do Tímido" mostra que introvertidos observam e se concentram mais

da Livraria da Folha

Divulgação
Introvertidos podem tirar proveito de suas características
Introvertidos podem tirar proveito de suas características, defende livro
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Você costuma se sentir um peixe fora d'água quando muitas coisas acontecem ao mesmo tempo? Parece revigorado quando passa um tempo sozinho? Tende a observar detalhes que passam despercebidos por outras pessoas? Acha que a comemoração ideal é uma pequena reunião, e não uma grande festa? Portanto, você tem uma notícia boa e outra ótima.

A boa notícia é que você é um introvertido. E a ótima é que você pode aprender a lidar com seu temperamento pouco expansivo e tirar proveito de qualidades únicas, inerentes aos mais introspectivos, como a concentração e a capacidade de observação.

Em um texto descontraído que aborda relacionamentos, o papel da família, a socialização e o ambiente de trabalho, "A Vantagem do Tímido" reúne estratégias para lidar com as diversas situações que deixam os introvertidos pouco confortáveis. São dicas e orientações valiosas para alcançar o sucesso em um mundo que favorece aqueles que nasceram com um temperamento diferente do seu.

Leia um trecho de "A Vantagem do Tímido", escrito por Marti Olsen Laney, uma das maiores autoridades norte-americanas em introversão. Ela ministra palestras e workshops sobre o tema nos EUA e no Canadá, além de lecionar na California State University e na Northridge University.

*

"O local de trabalho pode ser recheado de diversas possíveis armadilhas para os introvertidos. A maioria delas requer muitas habilidades fora de sua zona de conforto. Por isso, os introvertidos geralmente trabalham sozinhos, em casa ou em um emprego onde tenham flexibilidade. Mas, como nem todos os introvertidos conseguem arrumar um esquema de trabalho que seja um nicho natural perfeito, é fundamental que compreendam como evitar os perigos potenciais de uma agenda que se estenda das nove da manhã até as seis da tarde.

Alguns anos atrás, uma empresa local me contratou para conversar com dois de seus funcionários que se desentendiam constantemente. A esperança era que eu pudesse ajudar Jack (o gerente extrovertido) e Carl (seu subordinado introvertido) a resolverem suas diferenças.

Conversei primeiro com Carl. "Jack me bombardeia com perguntas. Tenho vontade de dizer a ele que pare, que vá mais devagar, que me dê um minuto. Ele não me deixa pensar sobre as coisas. Não ouve minhas idéias. Ele fala muito e, então, decide fazer as coisas do seu jeito. Sempre acabo com a cabeça martelando e um nó no estômago. Estou começando a ter problemas para dormir à noite."

Depois, conversei com Jack: "Estou quase arrancando os cabelos. Carl é retraído demais. Ele se esconde em sua sala. Fica mudo nas reuniões e não faz nenhuma contribuição. Não acho que ele tenha espírito de equipe."

Ficou imediatamente claro para mim que a razão pela qual esses dois homens estavam dando cabeçadas era o fato de um ser introvertido e o outro, extrovertido. Como não compreendiam um ao outro, acabavam acusando-se mutuamente. Mal conseguiam criar um ambiente de trabalho produtivo.

Em seu livro "Type Talk at Work" [Papo sobre tipos no trabalho], Otto Kroeger e Janet Thuesen discutem as diferenças entre introvertidos e extrovertidos no trabalho: "Ao contrário dos extrovertidos, que revelam abertamente sua personalidade, os introvertidos quase sempre guardam para si o que têm de melhor. A parte mais rica e segura da personalidade de um introvertido não é necessariamente compartilhada com o mundo exterior. É preciso tempo, confiança e circunstâncias especiais para que eles comecem a se abrir."

Por que os extrovertidos são sempre os mais bem-vistos?

"Um homem discreto normalmente é admirado - quando consegue que as pessoas o ouçam" (Ed Howe)

É fácil ver por que os introvertidos, trabalhando em ritmo lento mais constante em suas mesas, podem não parecer tão "ligados" quanto aos extrovertidos. Jane, uma editora introvertida, me disse: "Sempre vejo o mesmo olhar surpreso no rosto das pessoas quando finalmente me abro para elas. Ficam chocadas com o tanto que conheço a minha área de atuação. Só porque sou mais quieta não significa que não seja bem informada."

Os extrovertidos saem de trás de suas mesas, encontram e cumprimentam todo mundo. Gostar de ter os ouvidos abertos para a comunicação informal da empresa e se reúnem com seus colegas após o expediente e nos fins de semana. Geralmente, são cordiais e expressivos. Gostam de falar sobre suas realizações e não se incomodam em estar no centro das atenções. Na verdade, podem até querer estar em eviênia. Dão voz às suas idéias em reuniões, falam bem diante de um grupo e gostam de falar ao telefone. Gostam de se sentir envolvidos e podemos vê-los movendo-se de um lugar ao outro com ar ocupado e importante. São rápidos para tomar decisões, ativos para dar sugestões e idéias e não se incomodam em ficar falando qualquer coisa que seja; na verdade, podem até achar divertido discutir. Fazer autopromoção e estabelecer uma rede de relacionamentos pessoais é algo natural para eles. São os melhores assessores de imprensa que eles mesmos poderiam ter.

*

"Vantagem do Tímido"
Autora: Marti Olsen Laney
Editora: Best-Seller
Páginas: 322
Quanto: R$ 23,92 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página