Livraria da Folha

 
12/07/2010 - 15h33

"Autenticidade é a chave para escrever aos jovens", diz autora da série "Os Imortais"

FERNANDA CORREIA
da Livraria da Folha

Escrever para o público adolescente pode parecer uma tarefa mais simples do que ela realmente é. Exigente, os jovens fazem das séries que adotam um caso de sucesso instantâneo.

Divulgação/Divulgação
Escritora era aeromoça à época do ataque de 11/9
Escritora era aeromoça à época do ataque de 11/9

É o que acontece com "Os Imortais", cujo segundo volume, "Lua Azul", ganhou tradução para o português recentemente e já figura entre os livros mais vendidos no Brasil.

Misturando alquimia, vida pós-morte, fantasmas e poderes psíquicos, Alyson Noël cria uma trama envolvente que faz com que o leitor percorra o livro até o final.

No primeiro volume, "Para Sempre", somos apresentados aos protagonistas Ever e Damen. Ela é uma garota que perdeu toda a família em um acidente de carro do qual ela foi a única sobrevivente. Ele é um imortal que atravessou os séculos caindo de amores por diferentes reencarnações de Ever para perdê-la logo depois.

Em entrevista à Livraria da Folha, Noel conta como se tornou escritora, das dificuldades de escrever para o público jovem, projetos e possíveis adaptações para o cinema de sua série best-seller.

Livraria da Folha: Como se tornou escritora?
Alyson Noël: Desde que eu terminei de ler "Are You There God? It's Me, Margaret", de Judy Blume, na sexta série, eu soube que queria ser escritora. Então eu comecei a escrever poesia realmente ruim no ginásio, seguida de contos no ensino médio, mas eu apenas falava sobre escrever na maioria das vezes, tendo algumas aulas com o tempo, até o 11 de Setembro acontecer e eu estava trabalhando como aeromoça em Nova York e pensei ser um bom momento para uma mudança de carreira e partir em busca do meu sonho. Então eu peguei um conto que havia escrito anos atrás e o aumentei até ser um romance. Assim que terminei "The End", eu o enviei para uma porção de editores, (por engano pensei que não precisaria de um agente!), e recebi uma porção de rejeições em retorno. Então eu fiz mais aulas, uma das quais me levou ao meu agente, que finalmente vendeu o que seria o meu romance de estreia, "Faking 19", para um contrato de dois livros com a St. Martin's Press. Tenho sido uma escritora desde então!

Livraria da Folha: De onde veio a ideia para a série "Os Imortais"?
Noël: Alguns anos atrás eu tive um período escuro, quando perdi três pessoas que amei em cinco meses, para ter meu marido diagnosticado com leucemia logo depois (ele está em completa remissão agora!). Passar por este período de intensa dor e perda me fez pensar muito sobre a vida e a morte, mortalidade e imortalidade, e como você pode se sentir conectado com seus entes queridos, mesmo depois que eles se foram, e a história de Ever e Damen nasceu a partir disso.

Divulgação
Romance reúne pesquisa sobre chakras, auras e vida pós-morte
Romance reúne pesquisa sobre chakras, auras e vida pós-morte

Livraria da Folha: Os livros possuem temas e elementos oriundos de diferentes crenças e culturas. Você fez alguma pesquisa para escrevê-los? Como eles foram sendo incorporados na trama?
Noël: Eu fiz muita pesquisa enquanto escrevia estes livros. Eu li uma tonelada de livros sobre reencarnação, paranormais, fantasmas, chakras, auras, experiências de quase morte, o pós-vida, etc. - todo tipo de volumes de metafísica. Também fiz um seminário de três dias de desenvolvimento psíquico com um médium de renome mundial, James Van Praagh, e fiz várias regressões com hipnose à vidas passadas com o Dr. Brian Weiss - tudo o que era fascinante e divertido, e definitivamente encontrando caminho para os livros.

Livraria da Folha: Há algo em que você acredite que foi absorvido pela história?
Noël: Absolutamente, eu acredito que o amor é imortal. É o mais importante presente que podemos dar a outros. É a chave para tudo!

Livraria da Folha: Qual a principal dificuldade na hora de escrever para o público jovem? Existe algum tipo de cuidado extra?
Noël: Estou trabalhando no meu décimo quarto romance agora, e de todos estes livros, apenas um foi escrito para adultos. Eu amo escrever para adolescentes, em parte porque eles são tão abertos a novas ideias e conceitos, o que é divertido para um autor, uma vez que permite que você experimente mais. Além disso, você não pode pedir por um grupo mais leal, generoso, entusiasta de leitores! Embora eu ache importante manter seus personagens tão reais quanto possível. Mesmo criando um mundo de fantasia, é imperativo manter-se fiel aos seus personagens, para torná-los tão relacionáveis quanto possível. Adolescentes podem marcar um autor que está tentando ser como eles ao invés de apenas ser real. Autenticidade é a chave!

Livraria da Folha: E para criar uma série? Qual as vantagens e desvantagens?
Noël: Quando eu estava escrevendo "Para Sempre", eu estava focada em escrever esta história em particular que não a imaginei como uma série até chegar ao fim. Então quando eu estava escrevendo "Lua Azul", tive que voltar e reler "Para Sempre" para que pudesse tomar notas de todos os pequenos detalhes, a fim de manter o mundo, os personagens e suas regras coerentes. Eu sei que autores que escrevem séries são usados para isso, mas para mim, foi uma nova experiência. Então agora, com cada livro, eu tenho o cuidado de anotar cada detalhe em um arquivo que serve como uma "Bíblia" da série "Os Imortais" - tem sido uma grande ajuda para manter controle daquele mundo.

Como vantagens, eu acredito que a principal é trazer mais substância aos personagens por um período maior do que um único livro permite. Eu sei exatamente como a série termina desde que comecei "Lua Azul", então é apenas uma questão de levá-los até lá - aumentando as apostas ao longo do caminho e as fazendo valer por assim dizer!

Divulgação
Continuação exigiu que autora voltasse ao primeiro volume
Continuação exigiu que autora voltasse ao primeiro volume

Livraria da Folha: Existe previsão para o fim de "Os Imortais"?
Noël: Bem, estou trabalhando no sexto e último livro agora (sem título ainda!), o que está sendo uma experiência agridoce. Vou sentir falta de escrever sobre Ever quando acabar-ela se tornou uma amiga para mim-mas ao mesmo tempo, ela precisou superar muita coisa e está na hora de cumprir seu destino e receber sua recompensa pelo trabalho duro!

Livraria da Folha: Há planos para os livros se tornarem filmes?
Noël: Estamos em negociação com um grande estúdio agora, e estou extremamente animada sobre isso - no entanto, é tudo o que estou autorizada a dizer até que tudo esteja finalizado.

Livraria da Folha: Quais são os próximos projetos?
Noël: Estou trabalhando em uma série spin-off de "Os Imortais" com Riley, a irmã fantasma de Ever, que deverá ser lançada nos EUA neste outono com o título de "Radiance". Começa exatamente do ponto onde Riley deixa "Para Sempre", agora firmemente bem estabelecida em seu pós-vida, e foi o mais divertido livro que já escrevi então eu realmente espero que os leitores aproveitem a leitura tanto quanto eu aproveitei escrevê-lo.

E, na sequência do término da série "Os Imortais", tenho uma nova série teen em que trabalhar, e eu não posso esperar para começar. Mais sobre isso em breve...

Livraria da Folha: Qual sugestão você dá para aqueles que decidem escrever após lerem seus livros?
Noël: Leia tantos livros quanto puder porque esta é a única melhor ferramenta que um escritor tem à sua disposição. Os livros que você gosta-os livros que você não gosta-eles todos terão algo a lhe ensinar. Além disso, tenha o hábito de escrever assim que puder - quanto mais você escreve, melhor você fica. Também é importante desligar seu crítico interior enquanto escreve - você sabe, aquela pequena voz em sua cabeça que apenas ama dizer que você não é bom o bastante. Basta desligá-la e continuar - deixe a história de lado porque você pode (e deve!) voltar sempre e revisá-la depois. Como Nora Roberts diz, "Você não pode consertar uma página em branco".

Livraria da Folha: Por último, um recado para os fãs brasileiros.
Noël: Eu gostaria de agradecer aos meus leitores brasileiros por sua bondade, generosidade, entusiasmo e calor, você são realmente os melhores, e espero viajar para seu país em breve para que eu possa encontrar todos vocês!

 
Voltar ao topo da página