Livraria da Folha

 
12/07/2010 - 20h17

Após morte de Harvey Pekar, Saraiva anuncia HQ sobre era beat com texto do autor

da Livraria da Folha

Divulgação
Capa da versão americana de "The Beats", HQ sai pela Saraiva
Capa da versão americana de "The Beats", HQ sai pela Saraiva

O quadrinista Harvey Pekar, encontrado morto nesta segunda-feira (12), é um dos mais populares autores de quadrinhos alternativos nos EUA, mas segue praticamente inédito no Brasil. No entanto, essa realidade começa a mudar. Após a notícia da morte do autor, a editora Saraiva confirmou que trará para o Brasil a HQ "The Beat". A publicação conta a vida dos escritores que fizeram parte do movimento beatnik.

Nos anos 1940 e 1950, a geração beat causou uma reviravolta de estilo e conteúdo na literatura mundial. A combustão iniciada nos EUA foi tão grande que influenciou também a atitude de muitos jovens da época. A publicação símbolo do movimento é o livro "On the Road", de Jack Kerouac, que narra uma viagem de autoconhecimento pelos EUA.

"The Beat" procura fugir das interpretações mais comuns feitas pela literatura sobre o movimento beat. Além de Pekar, a obra conta com um time de roteiristas e ilustradores, entre eles a escritora Trina Robbins e os ilustradores Ed Piskor e Peter Kuper.

A HQ, que já estava em negociação pela editora, ainda não tem data de lançamento, mas deve sair ainda neste semestre.

Divulgação
Obra narra a parceria de dois ícones do quadrinhos alternativos
Obra narra a parceria de dois ícones do quadrinhos alternativos

Quadrinho narra parceria de Pekar e Crumb

Imagine o que pode sair da cabeça de um rabujento cheio de manias e um quadrinista maluco, ativista no movimento de contracultura dos anos 1960 e 1970. Harvey Pekar e Robert Crumb nos dão a resposta ao contar a história de sua parceria em "Bob & Harv - Dois Anti-Heróis Americanos" (Conrad, 2006), um dos únicos trabalhos do roteirista publicados no Brasil.

Na época em que se conheceram, Pekar era arquivista de hospital em Cleveland e começou a transformar em narrativas alguns fatos rotineiros de sua vida.

Sem talento nenhum para desenhar na época, o quadrinista escreveu sobre sua paixão por discos raros de jazz, técnicas para enfrentar velhinhas em filas de supermercados e outras histórias, todas protagonizadas por um personagem neurótico e com um humor ranzinza.

As narrativas chamaram a atenção Crumb. O artista percebeu que além da paixão pelo jazz, ambos tinham talento para transformar o cotidiano banal em boas histórias. Foi criada, em 1976, a série "American Splendor", sem publicação no Brasil.

"Bob & Harv - Dois Anti-Heróis Americanos" revela, em quadrinhos, a trajetória dessa parceria em uma das poucas vezes que Crumb criou com outro autor.

*

"Bob & Harv - Dois Anti-Heróis Americanos"
Autora: Robert Crumb e Harvey Pekar
Editora: Conrad
Páginas: 104
Quanto: R$ 37,00 (veja preço especial)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página