Livraria da Folha

 
13/07/2010 - 13h00

Livro ensina yoga para crianças; veja exercícios

da Livraria da Folha

Reprodução
Obra resgata elementos da cultura hindu, explicando movimentos dentro de sua história
Obra resgata elementos da cultura hindu, movimentos e história

A cada dia é possível verificar como a yoga faz bem à saúde. A arte que unifica mente e corpo e busca paz espiritual ganha cada vez mais adeptos no Brasil.

Geralmente, pessoas na faixa dos 30 anos e a terceira idade começaram a ser o público participante desta modalidade. O que esqueceram de pensar é que as crianças também podem e devem praticar a yoga, exercitar o corpo, relaxar os músculos e controlar a ansidedade durante a meditação.

O livro "Yoga para Crianças" apresenta ao público (infantil e adulto) um pouco da história desta famosa prática.

*

Um pouco de história...

O yoga nasceu há mais de 5 mil anos, no Vale do Indo, ao noroeste da índia, onde mais de 40 mil indianos habitavam verdadeiras cidades planejadas. Ele surgiu como uma forma de despertar e manter a energia do corpo e da mente. Algumas pessoas acham que o yoga surgiu como observação direta da natureza, para aquisição de equilíbrio pleno.

Divulgação
A prática da yoga pode ser um meio de melhorar a concentração e trabalhar a ansiedade das crianças
A prática da yoga pode ser um meio de melhorar a concentração e trabalhar a ansiedade das crianças

Outros acreditam que foi um presente dos deuses, recebido pelos sábios para ofercer a toda humanidade essa forma de felicidade. Durante escavações arqueológicas neste local, foram encontradas imagens do deus Shiva, considerado o grande percusor do yoga. Na mitologia hindu, uma das mais antigas do mundo, há vários deuses com poderes sobrenaturais e histórias extraordinárias. Shiva destrói tudo o que é velho, deteriorado, mas também constrói o novo. É um deus transformador. O yoga também é uma prática de transformação física e mental.

Divulgação
Os exercícios apresentados no livro são fáceis, mas de muita eficiência no corpo e mente das crianças
Os exercícios apresentados no livro são fáceis, mas de muita eficiência no corpo e mente das crianças

Há deuses no hinduísmo que se ligam à energia das crianças. Como Ganesha, filho de Shiva, que tem cabeça de elefante e corpo de homem. Ele destrói os obstáculos. Há também Krishna, um rapaz que toca flauta, canta e dança, espalhando o amor e alegria pelo mundo. Está sempre acompanhado de seu animal predileto, um gracioso bezerrinho.

A prática do yoga foi mantida em segredo por muito tempo, transmitida apenas oralmente, de mestre para discípulo. No século II d. C., um sábio chamado Patanjali criou uma organização para o yoga que inclui pranayama (sistemas de respiração) e ásanas (posturas). Hoje, o yoga continua mais vivo do que nunca. Você vai perceber por quê.

*

"Yoga para Crianças"
Autor: Katia Canton
Editora: Cosac Naify
Quanto: R$ 36,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página