Livraria da Folha

 
14/07/2010 - 10h15

Laerte critica moralismo e flerta com surreal em coletânea de tiras

da Livraria da Folha

Divulgação
Laerte traz tiras recentes com conteúdo crítico e experimental
Laerte traz tiras recentes com conteúdo crítico e experimental

Visto como um dos mais criativos e talentosos cartunistas do país, Laerte gosta de explorar os limites da linguagem nas HQs. Em "Laerte em Quadrinhos: Striptiras (Vol. 4)" (L&PM, 2010), o criador de "Piratas do Tietê", "Hugo" e "Overman" reúne personagens mais recentes e experimenta com narrativas surreais.

Entre as tiras, publicadas originalmente na Folha, o livro traz as aventuras do Capitão Douglas Capricórnio. Laerte veste o personagem como um antigo general e mostra sua luta contra "hordas de bárbaros famintos sanguinários assassinos destruidores da cultura e da civilização", em uma bem-humorada sátira ao moralismo e conservadorismo.

Em um segundo momento, o cartunista conta as histórias de Don Luigi, um mafioso italiano. Com sua típica "mamma", essa em particular, comunista, o bandido tem que tomar conta de sua filha desavergonhada e do capanga que o ajuda no contrabando e no mercado de escravas brancas.

"Fadas e bruxas" é a parte mais experimental da coletânea e traz uma sequência de quadrinhos delirantes onde os personagens são a própria vida e seus efeitos colaterais.

Laerte também lança "Muchacha" em agosto, pela Companhia das Letras, com histórias sobre um programa de televisão dos anos 1950.

*

"Laerte em Quadrinhos: Striptiras (Vol. 4)"
Autor: Laerte
Editora: L&PM
Páginas: 144
Quanto: R$ 11 (veja preço especial)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página