Livraria da Folha

 
16/07/2010 - 09h22

Clássicos infantis como "O Pequeno Polegar" e "Branca de Neve" viram cordel

da Livraria da Folha

Divulgação
Pequeno Polegar vive a surpreender a todos com ideias legais e otimismo
Polegar vive a surpreender a todos com imaginação e otimismo

Dois clássicos infantis, O Pequeno Polegar e Branca de Neve, são os novos lançamentos da coleção Contos em Cordel, da Editora Panda.

A ideia, também seguida no livro O flautista misterioso e os ratos de Hamelin, de Braulio Tavarez, ganha nova força e busca resgatar os textos originais clássicos apresentando a leitura de cordel nordestina, que tem suas origens em poesias impressas na Europa, a partir do século 17.

"O Pequeno Polegar", escrito em 1697 pelo francês Charles Perrault, conta a história do pequeno menino, caçula de uma família de sete filhos, que enfrenta um perigoso Ogro para salvar a vida de sua família.

Divulgação
Branca de neve é a mais bela de todas, mas será sua coragem que trará felicidade
Branca de neve é a mais bela, imagine então as rimas dela

Já "Branca de Neve", cuja história ficou conhecida pela versão Disney, foi escrita pelos Irmãos Grimm em 1812. Na versão original, a malvada madrasta planeja quatro vezes a morte da princesa com o objetivo de se tornar a mulher mais bela do mundo.

A versão dos clássicos em cordel resgata a oralidade das histórias populares e privilegia uma poesia tipicamente brasileira, nascida no Nordeste e difundida por todo o país. As ilustrações em estilo de xilogravura representam a marca registrada desse gênero literário.

Quem assina ambas as obras é Varneci Nascimento, autor de mais de 200 folhetos de cordel sobre as mais variadas temáticas.

 
Voltar ao topo da página