Livraria da Folha

 
17/07/2010 - 17h27

Americano retrata Brasil com humor em guia de viagem às avessas

da Livraria da Folha

Divulgação
Relato bem-humorado de um "gringo" sobre o turismo no Brasil
Relato bem-humorado de um gringo sobre o turismo no Brasil

"Imagino que a diferença entre viajar e escrever profissionalmente sobre viagens é igual à diferença entre transar e trabalhar com pornografia." Cansado da vida burocrática no escritório e dos constantes pedidos de sua noiva para casar, o jornalista americano Thomas Kohnstamm decide mudar de vida e aceita o convite de vir para o Brasil a fim de atualizar um guia de viagens sobre país.

"Autores de Guias de Viagem Vão para o Inferno?", cujo trecho abre este texto, é o resultado da epopeia de Kohnstamm, um jornalista que escrever sobre turismo e que sai pela primeira vez a campo em solo tupiniquim.

Divulgação
Thomas Kohnstamm avalia restaurantes e hotéis brasileiros
Thomas Kohnstamm avalia restaurantes e hotéis brasileiros

O relato tem o formato de um diário de bordo em que o escritor conta os bastidores de suas idas e vindas pelo país, as enrascadas em que se meteu e as aventuras vivenciadas com os amigos que fez por aqui.

Com técnicas nada ortodoxas, o autor conhece e avalia os serviços de restaurantes, hotéis e passeios do país.

Sua visão crítica e bem-humorada mostra particularidades nem sempre muito visíveis das cidades brasileiras e terminar por analisar o funcionamento do turismo no Brasil.

Kohnstamm é um mestre em cultura latino-americana e é fluente em português. Já escreveu para as revistas "Lonely Planet", "Travel+Leisure", "Forbes", "San Francisco Chronicle", "Los Angeles Times" e "Miami Herald", entre outras.

Leia trecho.

*

"Nunca conheci outros escritores, mas imagino que sejam homens brutos, equipados dos pés à cabeça por causa do trabalho, em roupas de safári confeccionadas com fator de proteção solar e milhares de bolsos para anotações, rolos de filmes fotográficos, gravadores digitais de voz, bússolas, aparelhos de GPS e canetas marca-texto à prova d'água. Eles usam viseiras sensíveis ao sol, carregam fitas vedantes e mosquetões de escalada (por precaução), não dividem quartos com prostitutas e sempre correspondem às expectativas dos leitores. Não se esquecem de nenhum detalhe e, quando trabalham, parecem profissionais. Em breve descobrirei que tais personagens só perambulam as terras da minha imaginação."

*

"Autores de Guias de Viagem Vão para o Inferno?"
Autor: Thomas Kohnstamm
Editora: Panda Books
Páginas: 320
Quanto: R$ 39,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página