Livraria da Folha

 
10/08/2010 - 22h08

Para ufólogo, abdução de fazendeiro é o caso mais importante do gênero; ouça

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O primeiro caso de abdução da era moderna da ufologia aconteceu no Brasil, em Minas Gerais. O relato foi publicado pela primeira vez em janeiro de 1965, na revista norte-americana "Flying Saucer Review", porém, o fenômeno ocorreu no mês de outubro de 1957.

Abdução é o nome dado ao sequestro de humanos e animais realizado por seres não-humanos, geralmente atribuído a tripulantes de discos voadores. Alguns estudiosos do assunto dizem que a prática é realizada há milhares de anos, e seu objetivo é discutível.

Na década de 1950, após alguns avistamentos em sua propriedade, o fazendeiro Antônio Villas-Boas foi sequestrado, examinado e obrigado a manter relações sexuais com uma bela alienígena loira. Conhecido como o caso Villas-Boas, o relato é um dos mais famosos da literatura ufológica mundial.

Divulgação/Revista Ufo
Antônio Villas-Boas foi sequestrado, examinado e obrigado a manter relações sexuais com uma bela alienígena
Antônio Villas-Boas foi sequestrado, examinado e obrigado a manter relações sexuais com uma bela alienígena

Para Francisco Pires de Campos, que pesquisa esse tipo de fenômeno em Botucatu (238 km de São Paulo), o relato do fazendeiro é o episódio mais importante do gênero. Em entrevista à Livraria da Folha, o ufólogo relata casos de objetos voadores não identificados e abduções na cidade e região. Ouça.

Francisco

Divulgação
Exemplar traz depoimentos sobre contatos com seres extraterrestres
Exemplar traz depoimentos sobre contatos com seres extraterrestres

Entre os ufólogos, o tema é pesquisado e frequentemente cai em descrédito. Pierre Monnet, por exemplo, foi alvo de críticas, principalmente sobre sua saúde mental e probidade intelectual, depois de escrever o livro "Comunicações Extraterrestres".

Com o passar dos anos, especialistas que estudam os óvni começaram a olhar para as questões levantadas nesse exemplar.

Do mesmo gênero, "Primeiras Investigações sobre os Humanóides Extraterrestres" traz em suas primeiras páginas a seguinte advertência sobre as fontes:

  • Escrevendo também para informar o público, sobre um tema tabu, quisemos que cada um tivesse a possibilidade de verificar nossas afirmações.

Visite a estante da Livraria da Folha dedicada à ufologia

 
Voltar ao topo da página