Livraria da Folha

 
18/07/2010 - 13h36

Retire estado civil do currículo e fale baixo nas entrevistas; veja 100 dicas

da Livraria da Folha

Divulgação
"Devo Dizer a Verdade?" dá cem dicas para se sair bem nas entrevistas de emprego
"Devo Dizer a Verdade?" dá cem dicas para conseguir emprego

Tem gente que inclui todas as informações possíveis no currículo, achando que vai impressionar com o tamanho do arquivo. Mas o ideal é sintetizar o máximo possível.

"Mais de duas páginas indica ao selecionador que você é uma pessoa prolixa e não consegue priorizar o que é mais importante. São essas as mensagens que quer passar?", diz um dos trechos do recém-lançado "Devo Dizer a Verdade? E Outras 99 Perguntas Sobre como Se Sair Bem em Entrevistas de Emprego" (Panda Books, 2010).

Escrito pelo psicólogo Rob Yeung, o livro também sugere que os candidatos não incluam o estado civil no currículo ("caso o selecionador seja um solteirão infeliz e odeie todas as pessoas casadas, por que fornecer munição a ele?") e mostra as melhores justificativas para dizer que está desempregado.

Os cem capítulos são cheios de dicas importantes para que o leitor consiga um emprego o quanto antes. Procurar trabalho na internet é perda de tempo, diz o autor. O importante é tentar conhecer mais e mais pessoas e dizer sempre que está em busca de uma oportunidade.

E nas entrevistas? O melhor é falar baixo, praticar as principais respostas em voz alta, como um ator mesmo, e chegar ao local com antecedência --para dar tempo de evitar o nervosismo e controlar a respiração, para fazer bonito em frente aos contratantes.

Até porque, segundo Yeung, os entrevistadores decidem se vão ou não contratar o candidato já nos cinco primeiros minutos.

*

"Devo Dizer a Verdade?"
Autor: Rob Yeung
Editora: Panda Books
Páginas: 224
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página