Livraria da Folha

 
18/07/2010 - 17h52

"The Doors" ganha biografia com depoimentos e entrevistas

da Livraria da Folha

A rápida e bem sucedida trajetória do "The Doors" é registrada no novo livro "The Doors por The Doors". O autor Ben Fong-Torres teve acesso aos arquivos dos membros ainda vivos e recompõe a história da banda com depoimentos, reproduções de entrevistas antológicas e textos do tecladista Ray Manzarek, escritos para o volume.

Um encontro de dois estudantes de cinema no verão de 1965, em Venice, na Califórnia, deu origem ao grupo musical que marcou seu nome da história do rock e da música, The Doors. Jim Morrison e Ray Manzarek eram os alunos da Universidade da Califórnia que se conheceram naquele verão.

Divulgação

Morrison não tinha pretensões de ser um cantor, mas aceitou o convite de Manzarek para participar do grupo "Rick and the Ravens". O futuro companheiro de banda ficou impressionado depois de ver a poesia de Jim. O grupo acabou se separando, mas os dois juntaram-se a Robby Krieger e John Densmore, que tocavam juntos na "The Psychedelic Rangers".

A formação original da banda "The Doors" estava pronta. O nome para o grupo partiu do livro do Aldous Huxley, "The Doors of Perception". Depois de tocarem em casas de show, assinaram um contrato com a Elextra records e tiveram o primeiro álbum lançado em 1967, com as principais canções que o grupo apresentava em sua época amadora.

Ao todo foram seis álbuns lançados, o último, L.A. Woman, foi finalizado pouco antes da morte do vocalista Jim Morrinson em julho de 1971 sob misteriosas circunstâncias. O cantor tinha sofrido de alguns colapsos nervosos e recaído ao alcoolismo, depois das gravações ele decidiu ter uma folga do grupo com a namorada em Paris, onde morreu.

Depois da tragédia, a banda chegou a lançar outras canções sem atingir o sucesso da era Morrison. As músicas nunca foram esquecidas e coletâneas e inéditas seguiram sendo lançadas.

Em 1991, o grupo foi homenageado com uma cinebiografia dirigida por Oliver Stone e com Val Kilmer como Jim Morrison. Público e crítica receberam muito bem o filme, ao contrário dos membros remanescentes da banda, que consideraram Morrison retrado como um sociopata descontrolado. Kilmer ficou conhecido pela dificuldade em sair do papel após o término das filmagens.

Do início descompromissado ao fenômeno que até hoje continua a vender discos, a biografia "The Doors por The Doors" destrincha as razões para "The Doors" ter escrito a história do rock'n'roll mundial.

*

The Doors por The Doors
Autor: Ben Fong-Torres
Editora: Agir
Páginas: 432
Quanto: R$ 59,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página