Livraria da Folha

 
20/07/2010 - 23h43

O Homem fez história na Lua, e a Lua fez história em "Flicts"

da Livraria da Folha

Divulgação
Flicts é uma cor meio desorientada, mas que vai surpreender a todos
Flicts é uma cor meio desorientada, mas que vai surpreender a todos
AP
Neil Armstrong posa para a foto
Neil Armstrong posa alegre para a foto

No dia 20 de julho de 1969 o homem dava o primeiro passo na Lua. O astronauta Neil Armstrong, ao descer de sua espaçonave, a famosa Apollo 11, disse a célebre frase: "Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade".

Lá em cima, o homem fazia história, e aqui embaixo, outro homem também fazia falando de sua Lua particular.

O escritor infantil e desenhista Ziraldo, em seu livro "Flicts", também editado em 1969, conta a história de uma cor "diferente", que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor.

Efe
Flicts foi o primeiro livro infantil de Ziraldo
Flicts foi o primeiro livro infantil do autor

Ao longo do livro, Flicts vai se conformando que "não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul".

Contudo, Ziraldo presenteia o leitor com uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo. E Flicts também encontra seu lugar: na Lua.

De acordo com Ziraldo, a embaixada brasileira nos Estados Unidos presenteou o astronauta Neil Armstrong com um exemplar de Flicts, afinal, ninguém melhor que o primeiro homem a pisar na Lua para confirmar sua cor. E a resposta não poderia ser melhor: "A Lua é Flicts", escreveu o ex-astronauta emocionado ao autor do livro.

Flicts foi seu primeiro livro infantil, e o sucesso foi tanto que logo em seguida vieram outros e a vida do autor e de todos os leitores mudou completamente, com outros clássicos como "O Menino Maluquinho", "A Menina Nina" e "A Turma do Pererê".

A Lua e o espaço são temas que agradam Ziraldo, e voltaram em outros livros de sua autoria, como "Menina das Estrelas" e "Menino da Lua"

*

"Flicts"
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Páginas: 48
Quanto: R$ 23,20
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página