Livraria da Folha

 
22/07/2010 - 11h33

Mente é programada para achar sentido em tudo, diz autor sobre superstições

da Livraria da Folha

Nunca passe em baixo de uma escada. Quebrar um espelho causa sete anos de azar. Não cruze caminho com um gato preto. Estas são algumas das superstições mais comuns e que continuam a ser disseminadas.

Reprodução
Cientista questiona a intuição por trás da irracionalidade e da razão
Cientista questiona a intuição por trás da irracionalidade e da razão

Mas por que razão continuamos a seguir essas tradições e fazemos com que elas façam parte da nossa vida, mesmo tendo grandes mistérios revelados pela ciência?

Tentando responder a essa questão, Bruce Hood, diretor do Centro de Desenvolvimento Cognitivo de Bristol (Inglaterra), investiga as razões pelas quais as pessoas seguem acreditando sobrenatural em seu livro "Supersentido: Porque Acreditamos no Inacreditável". Mesmo desconhecendo a origem de grande parte delas, a humanidade mantém essa cultura viva.

Para Hood, a mente é programada para encontrar sentido em tudo, e que os estudos sobre o desenvolvimento das crianças podem trazer respostas a diversas questões da humanidade. Com isso é possível entender por que buscamos explicações para algumas atitudes e escolhas.

Com experimentos e pesquisas, "Supersentido" desenvolve a ideia de que o homem precisa de processos intuitivos para chegar à razão. Até mesmo cientistas necessitam daquilo que não é observável.

Hood questiona por que temos medo de tocar em objetos ligados a crimes ou entrar em locais nos quais aconteceram grandes tragédias. Coincidências que nem sempre são coincidências, tentativas de adivinhar o que o outro está pensando e aberrações que encontramos estão presentes em cada capítulo.

O autor tenta provar que a crença em coisas sobrenaturais é inerente à religião e à cultura, sendo um processo natural.

*

Supersentido: Porque Acreditamos no Inacreditável
Autor: Bruce Hood
Editora: Novo Conceito
Páginas: 319
Quanto: R$ 39,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página