Livraria da Folha

 
26/07/2010 - 21h10

Autor de "Quando Deus pisca para você" reza para Oprah Winfrey falar de seu livro

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro motiva com lição cristã ao analisar coincidências
Livro motiva com lição cristã ao analisar coincidências

Não existem coincidências na vida. É Deus que se comunica, de forma silenciosa, com seus filhos. O escritor norte-americano SQuire Rushnell chama essas intervenções de pequenos milagres do cotidiano, "piscadelas".

Ele é autor de "Quando Deus Pisca para Você", que reúne histórias de eventos que mudaram a vida de diversas pessoas, sem uma explicação científica. Ao longo da obra, ele enche o leitor de esperança de que bilhões de humanos não estão à deriva, mas a oração é o melhor caminho para conseguir uma mãozinha divina.

Ruschnell cita o próprio caso. A apresentadora Oprah Winfrey virou uma fada madrinha para que o livro se tornasse um best-seller nos Estados Unidos. Espontaneamente, ela mostrou a obra em seu quarto.

Leia um trecho de "Quando Deus Pisca para Você"

*

Uma aparição no "The Oprah Winfrey Show" era o que o livro precisava para ser conhecido nacionalmente. Quando se pensa a respeito, o nome dessa apresentadora provavelmente aparece em mais listas de oração do que qualquer pessoa nos Estados Unidos. principalmente nas oração de autores.

Em 2004, eu senti que havia progredido bastante quando me contaram que já tinha sido escalado um produtor específico para cuidar da agenda do meu livro. Ah!....finalmente alguém que meu assessor de imprensa poderia importunar. Mas na manhã de 9 de maio de 2004, eu me vi como uma criancinha que teve seu doce furtado. Dali a três semanas Oprah estaria encerrando a temporada, um descanso para a equipe durante as férias de verão. E eu tentava acalmar meu coração, pois seria preciso esperar até o programa iniciar em setembro. De novo, minhas esperanças murcharam.

- Eu não acho que conseguiremos este ano - resmunguei para a minha esposa Louise, ao encerrarmos o momento matutino de oração.

Brilhantemente, ela olhou para mim e disse com autoridade:

- Se Deus quer você naquele programa, ele achará uma maneira!

E como eu costumo acreditar em tudo que minha maravilhosa esposa diz, balancei a cabeça concordando, e aceitei. E então, pela primeira vez, abri mão da situação, deixando o assunto na mão de Deus.

Três dias depois, estávamos cruzando Virginia Beach, na Virginia, onde Louise fica uma semana por mês para gravar o seu programa de entrevistas, o "Living the life" [Vivendo a vida], pelo Canal da Família da ABC, quando meu celular tocou. Era uma amiga nossa, falando com a respiração agitada.

- Oprah acabou de pegar o seu livro! - ela disse rapidamente.

Meus olhos se fecharam. Devagar, balancei a cabeça e olhei para o celular enquanto me despedia.

- Ela obviamente se enganou, eu disse para Louisse - provavelmente confundiu com o livro de outra pessoa.

Seguiram-se outros três telefonemas, incluindo o de Richard Cohn, meu primeiro editor, com a mesma mensagem. Estávamos atônitos. O que aconteceu foi o seguinte: Oprah estava mostrando sua casa de Chicago a seu público. Ao entrar em seu quarto, ela mencionou que, em vez de um aparelho de TV, ela preferia manter os livros favoritos perto da cama. Ela então se abaixou e pegou um do topo da pilha. "Eu tenho este chamando 'Quando Deus Pisca'...eu amo...são pequenas e fofas histórias de como não existem coincidências em nossas vidas."

Na sequência, Oprah recolocou o volume em seu lugar e continuou com a turnê seguida pelas câmaras. Foi o suficiente para provocar uma grande agitação na Amazon.com e na Barnes&Noble. Em questão de horas, meu livro estava na lista dos dez mais vendidos.

Algumas semanas depois, Louise e eu estávamos em casa para assistir à reprise do programa, sentados bem no lugar onde eu havia decidido parar de sofrer com a expectativa e colocar tudo nas mãos de Deus. E assim que nos acomodamos na frente da televisão, já sabendo que Oprah ia pegar o meu livro e que isso iria fazê-lo vender muito, da grande questão que realmente nos fascinara era: como Deus colocou meu livro no quarto da Oprah apenas três dias depois da nossa oração?

É claro que a gravação na casa de Oprah aconteceu muitos dias ou semanas antes de eu e Louise proferirmos nossa oração. Podemos concluir que pela perspectiva de Deus, aquilo era apenas uma parte do grande -mais simples- plano dele de providenciar esperança e tranquilidade.

Pense sobre isso. Onde o meu pequeno primeiro livro estaria hoje sem aquelas piscadelas de Deus?

Enquete: No Brasil, quem tem poder de colocar um livro na lista de best-sellers?

*

"Quando Deus Pisca para Você"
Autor: SQuire Rushnell
Editora: United Press
Páginas: 208
Quanto: R$ 29,50
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página