Livraria da Folha

 
28/07/2010 - 21h02

"Seja Confiante, Aja Com Confiança" ensina bê-a-bá para superar a insegurança

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro usa terapia cognitiva para superar medo e falta de confiança
Livro usa terapia cognitiva para superar medo e falta de confiança

Uma rápida passada de olhos pelas páginas de "Seja Confiante, Aja Com Confiança" já chama a atenção por algo diferente. O livro, escrito pelos doutores em psicologia Leslie Sokol e Marci Fox, tem base científica e pouco falatório, com muitos exercícios de reflexão e prática.

O objetivo dos autores é usar as técnicas da "terapia cognitiva" para combater a insegurança e o medo excessivo diante da vida. Características que podem influenciar de forma ruim as dimensões profissional, social, familiar e amorosa.

De acordo com o método, a forma como entendemos e percebemos o mundo define a maneira como nos sentimos e reagimos a ele. Então, ao identificar nossa forma de pensar com relação ao que acontece exteriormente e retrabalhar esses julgamentos, seremos capazes de alterar nossa forma de sentir e as reações a esses estímulos.

Para auxiliar o leitor nessa missão, Sokol e Fox trazem um passo a passo elaborado ao longo de todo o livro que procura cobrir todas as dimensões causadoras da falta de confiança e como é possível superá-las.

Com uma linguagem acessível e fácil de ser acompanhada, "Seja Confiante, Aja Com Confiança" promete mudar a forma do leitor encarar o cotidiano e ensiná-lo a tomar atitudes razoáveis ao se deparar com situações que o angustiam.

Leslie Sokol é diretora de educação do Beck Institute for Cognitive Therapy. Marci Fox trabalhou por dez anos com Sokol e hoje possui uma clínica própria.

Leia trecho.

*

O Desenvolvimento de Regras Externas Se/Então

Regras externas são aquelas que o mundo exterior nos impõe, não aquelas que nós mesmos nos colocamos. Pare e pense por um momento sobre as regras que você segue em sua vida. É impossível viver um dia comum sem ter consciência de uma das regras externas que influenciam o que faz? Quando somos crianças, os pais e outros adultos criam e aplicam regras. As regras podem ser simples como: "Se seu trabalho está feito, então você pode ir brincar". Ou podem ser complexas: "Se você responde para alguém, então é uma criança má". A mídia nos impõe regras o tempo todo. "Se usa nosso produto, então vai encontrar o amor"; "Se dirige tal carro, então o mundo vai notá-lo"; "Se exige seus direitos, então não será explorado"; "Se é magro, então o mundo o amará"; "Se é gordo, então o mundo o rejeitará"; "Se vai para a faculdade, então terá um bom emprego"; "Se trabalha duro o tempo todo, então será bem sucedido"; "Se você foca em si mesmo, então é egoísta".

Essas regras funcionam? Quão poderosa era a pessoa ou organização que as pregou? Quão suscetível você era? Agora, pare e pense nas regras que acatou ao longo de sua vida - na escola, no trabalho, nos relacionamentos, em sua casa, entre outras. Essas regras vieram do mundo exterior ou de dentro de você?

Quantas dessas regras externas foram ensinadas? Ou você criou algum vínculo? Algumas regras são colocadas de maneira explícita, enquanto outras são implícitas - por exemplo, seu irmão tem mais atenção porque tem notas melhores; um treinador diz a você varias vezes que, mesmo que se esforce muito, nunca será bom o bastante para ser titular em determinada posição do time; uma pessoa importante em sua vida diz que, se houver uma discussão ou um desentendimento entre vocês, então a relação chegará ao fim. Com base nas suas observações e nas suas experiências, sua regra pessoal se/então começa a se desenvolver. "Se sou perfeito como meu irmão, então terei atenção e amor; "Se eu tentar, não vai adiantar nada, por isso não tento"; ou "Se me coloco e discordo, então sou rejeitado".

*

"Seja Confiante, Aja Com Confiança"
Autor: Natalia Ginzburg
Editora: Larousse
Páginas: 340
Quanto: R$ 26,90 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página