Livraria da Folha

 
29/07/2010 - 09h17

Crítico acompanha transformações do teatro desde a Grécia antiga

da Livraria da Folha

Divulgação
Crítico analisa a história do teatro e as transformações da sociedade
Crítico analisa a história do teatro e as transformações da sociedade

Peças de teatro podem ser superproduções, nas quais a mais leve mudança de luz altera todo o quadro, ou algo mais simples, como um único ator declamando seu texto. E todos os detalhes envolvidos na apresentação de uma peça são observados por Raymond Williams em "Drama em Cena".

Crítico cultural da Grã-Bretanha, Williams parte da Grécia antiga até chegar os nossos dias para contar a evolução da arte teatral. Peças são analisadas de acordo com as transformações que o teatro sofreu no Ocidente. O autor observa todos os detalhes da produção, montagem como cenário, iluminação, figurinos, dança e música.

Williams mostra os diferentes períodos, nos quais texto e encenação são aproximados ou afastados, dependendo de sua época. O ponto máximo de afastamento, para o autor, são as peças do drama burguês dos séculos 18 e 19, que deixou de acompanhar as mudanças da sociedade, mas se mantém presente no cinema e na televisão.

Por conta de sua visão de esquerda, o crítico encerra seu volume analisando "Morangos Silvestres", de Ingmar Bergman, e mostrando sua inquietação com a crescente cultura de massa.

*

Drama em Cena
Autor: Raymond Williams
Editora: Cosac Naify
Páginas: 260
Quanto: R$ 62,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página