Livraria da Folha

 
31/07/2010 - 19h11

"Noel: o Menino da Vila" retrata peraltices de infância do sambista

da Livraria da Folha

Divulgação
"Com que roupa que eu vou, pro samba que você me convidou?"
"Com que roupa que eu vou, pro samba que você me convidou?"

Noel Rosa é um dos personagens mais importantes da música brasileira. Cantor, compositor, violeiro e malandro, o sambista conquistou bambas de todos os lugares com seu lirismo seco e debochado.

Em "Noel: o Menino da Vila", toda sua vida é reescrita, mas com o intuito de apresentar o sambista para o público infantil. O curioso é que por toda malandragem e humor que fazem parte do personagem, a obra segue os traços e o tom travesso do artista.

Escrito pelos irmãos Clóvis Bulcão e Márcia Bulcão (ele, professor de história, ela, de música) o livro conta com as ilustrações de Iara Teixeira.

A história começa apresentando a Vila Isabel, bairro de Noel e que foi por ele homenageado em tantas oportunidades. "A Vila Isabel mais parecia uma cidade independente. Na zona norte do Rio de Janeiro, se espalhava ao pé do morro dos Macacos totalmente tomada por um feitiço descente, um feitiço sem farofa que prendia toda a gente."

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Arquivo Folha Imagem
Foram Cerca de 200 composições em apenas 26 anos de uma vida curta, mas genial
Cerca de 200 composições em apenas 26 anos de uma vida curta, mas genial

Desde o nascimento de Noel, as aventuras no Ginásio São Bento, os primeiros contatos com a música e as travessuras nos carnavais são contadas com uma prosa fácil e diálogos engraçados, que levam facilmente o leitor a imaginar o Noel menino, que mais tarde cantaria grandes piadas da vida sem vergonha e com o coração aberto.

As figuras dos pais do menino, Dona Martha e Seu Neca, também estão bem presentes ao longo de todo o livro. Músicos populares e de sucesso da era do rádio também são lembrados.

"Numa noite, perambulando às escondidas dos pais pelos bares de Vila Isabel com seu companheiro violão ao lado, Noel se encontrou com um dois mais famosos cantores do Brasil: Francisco Alves, o Rei da Voz. Ele estava sentado em uma animada roda de samba. Um dos músicos, Cartola, chamou o jovem para entrar na roda e foi logo o apresentando:

- Francisco, esse menino é um dos melhores músicos do bairro!
- Nós já nos conhecemos. Ele é o Noel...
- Noel Rosa! - completou Cartola. - Não é nome de sambista, mas ele toca violão como um bamba."

"Noel: o Menino da Vila" é uma obra lúdica que vai apresentar às crianças um importante personagem de nossa história.

*

"Noel: o Menino da Vila"
Autor: Clovis Bulcão e Marcia Bulcão
Editora: Escrita Fina
Páginas: 64
Quanto: R$ 29
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página