Livraria da Folha

 
30/07/2010 - 22h22

Conheça os livros que deram origem a competidores do Festival de Veneza

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O Festival de Veneza anunciou na última quinta-feira (29) a sua lista de filmes para a mostra competitiva. Dos 20 filmes anunciados, três deles são baseados em livros. "The Solitude of Prime Numbers", de Saverio Costanzo; "Barney's Version", de Richard J. Lewis; e "Norwegian Wood", de Tran Anh Hung.

Com apenas 25 anos, Paolo Giordano publicou seu primeiro livro "A Solidão dos Números Primos". Alice e Mattia são os dois protagonistas marcados por tragédias pessoais. Os dois se conhecem na escola e são imediatamente atraídos um pelo outro. Tornando-se mais unidos com o passar do tempo, têm o seu crescimento acompanhado pela narrativa de Giordano, que trata das dores da juventude.

Divulgação
Livro de estreia de escritor italiano concorre no Festival de Veneza
Livro de estreia de escritor italiano concorre no Festival de Veneza

"Posso processar por calúnia alguém que me acusou, num texto publicado, de maltratar mulheres, de ser uma fraude intelectual, de produzir literatura barata, de ser um bêbado propenso à violência e provavelmente também assassino?", é a pergunta que Barney faz ao seu advogado e recebe em resposta "Eu diria que ele não está muito longe da verdade".

Assim o leitor será apresentado a "A Versão de Barney", escrito por Mordecai Richler. Na história o escritor Barney está bêbado e possesso com as declarações de um ex-amigo e desafeto em autobiografia. Com humor ácido, Richler não deixa claro se é tal versão é realmente confiável.

Título que alçou Harumi Murakami à condição de Cult, "Norwegian Wood" é um romance ambientado em Tóquio, no final dos anos 1960. Com toques autobiográficos, acompanha a chegada de Toru Watanabe à capital japonesa para estudar teatro. Lá ele reencontrará uma antiga namorada de seu amigo de adolescência que cometeu suicídio, com quem iniciará uma história própria.

O Festival de Veneza, que está em sua 67ª edição, acontece entre os dias 1º e 11 de setembro. O evento será aberto com a exibição de "Black Swan", novo filme de Darren Aronofsky, e no encerramento terá a exibição de "The Tempest", com Helen Mirren.

 
Voltar ao topo da página