Livraria da Folha

 
02/08/2010 - 10h31

Mestre da literatura, Henry James descreve inferno de garota com separação dos pais

colaboração para a Livraria da Folha

Reprodução
Clássico mostra problemas de garota com separação dos pais
Clássico mostra problemas de garota com separação dos pais

Para resolver o impasse de um divórcio litigioso, o tribunal toma uma decisão inédita para aquele ano de 1892: dividiu em partes iguais, entre pai e mãe, o tempo da única criança do casal. A história, solta displicentemente durante conversa em um certo jantar social, despertou o escritor que havia entre os convidados. Cinco anos depois, Henry James (1843-1916) publica nos Estados Unidos e Inglaterra, o romance "Pelos Olhos de Maisie".

Nele, Henry James conta a história de uma pré-adolescente que é o pomo da discórdia entre os pais no momento do divórcio. Após a decisão do tribunal por uma espécie de "guarda compartilhada", ela se vê em meio a uma guerra pessoal entre o pai e mãe. "O único vínculo que a unia a cada um dos pais era o fato lamentável de ser ela um veículo fácil para o rancor deles, uma xícara de porcelana, pequena mais funda, boa para misturar ácidos cortantes".

Com as novas núpcias dos pais, entram em cena mais dois personagens que não vão facilitar em nada a vida da garota. Agora com quatro pais, o pequeno inferno de Maisie quadruplica. O final do livro, segundo o que o próprio autor descreve em carta, era "a badalada que marcou a hora do fim daquela infância". Maisie deixa os pais e segue, então, para um novo destino na companhia de sua governanta idosa. Mas o futuro da garota seguirá sem nenhuma garantia.

Esta nova edição de "Pelos Olhos de Maisie" traz o selo da Penguin Classics e Companhia das Letras, uma parceria que edita em português obras do catálogo Penguin. A edição, além de uma completa cronologia da vida e da obra do escritor, considerado um dos grandes mestres da literatura de língua inglesa, traz ainda cinco resenhas escritas à época do lançamento do livro e um texto em que o autor fala de seu processo de construção de um romance, no caso, "Pelos Olhos de Maisie".

Integridade moral e consciência, liberdade pessoal, feminismo e moralidade são temas recorrentes na obra do autor. Sobre o tema central do romance "Pelos Olhos de Maisie", o professor da Universidade de Boston, Christopher Ricks, nos apresenta novas pistas na introdução desta edição. Segundo ele, o livro "prevê os danos colaterais da grande guerra entre os sexos, o fracionamento crescente da família nuclear e a dissolução da família extensa".

 
Voltar ao topo da página