Livraria da Folha

 
10/08/2010 - 23h32

Manual de paisagismo ensina a escolher a piscina ideal para o seu terreno

da Livraria da Folha

Quem tem a sorte de viver em uma casa com quintal --coisa rara hoje em dia em meio a tantos prédios-- se depara, inevitavelmente, com dúvidas em relação à criação de um jardim, à colocação de uma piscina, entre outros elementos que possam enriquecer a área.

Reprodução
Descubra como criar, planejar e implantar um projeto de paisagismo
Descubra como criar, planejar e implantar um projeto de paisagismo

O " Manual Natureza de Paisagismo (Vol. 2)" (Editora Europa, 2009) tenta resolver esse problema. O livro é um guia prático para quem deseja tomar para si as rédeas do projeto de paisagismo de sua residência.

Além de dicas para desenhar o jardim, escolher as plantas e cultivá-las de maneira saudável, a obra fornece orientações para projetos de piscinas, quiosques, campos esportivos e playgrounds.

No trecho abaixo, o autor ensina como escolher a piscina ideal para seu terreno levando em consideração o estilo arquitetônico e a posição do Sol, e ressalta a importância de contratar um profissional especializado para executar os serviços de instalação e manutenção.

*

Piscinas

Elas podem ser feitas com formas retas ou curvas, e construídas em alvenaria, vinil ou fibra. Na hora de projetá-las, é muito importante analisar o posicionamento em que ela será construída no terreno, para aproveitar ao máximo os raios solares. O seu formato não precisa ser como as tradicionais piscinas retangulares. A tecnologia de hoje permite formas curvas, e com isso, dar mais harmonia e enriquecer o projeto paisagístico. A piscina, além de proporcionar momentos de lazer, é um investimento relativamente custoso, mas que valoriza o imóvel.

Construir uma piscina é um empreendimento que envolve profissionais capacitados, e que exige uma cuidadosa pesquisa de mercado na escolha da empresa que se encarregará da construção.

Local e terreno adequados

Uma vez definido o local onde será construída a piscina, é preciso, em seguida, analisar o solo, o que é feito pelo engenheiro da construtora de piscinas.

O terreno deve ser plano, com dimensões suficientes para conter a área de lazer no seu entorno - cantinhos de descanso, deques e bordas, entre outros. Uma boa dica é multiplicar por dois o dimensionamento da piscina: esse será o tamanho ideal do terreno disponível para a construção.

Prefira localizar sua piscina numa área afastada de árvores de grande porte ou com espécies sujeitas a desfolhamentos, como eucaliptos e árvores frutíferas, para evitar sujeira na água. Outro ponto importante é prever pontos de energia elétrica, de água para abastecimento e de descarga da água de limpeza e escoamento.

Posição do sol

Observe a posição da piscina em relação ao sol e prefira a face norte do terreno, onde a incidência de sol é maior, mesmo no inverno. Além disso, o eixo longitudinal - isto é, o comprimento maior da piscina - deve estar na mesma direção da linha leste-oeste. E repare também se não há construções ao redor que possa trazer sombra à piscina.

Profissionais especializados

Contrate um piscineiro de sua confiança para executar o projeto. É preciso muito cuidado na escolha desse profissional, pois este é um mercado muito concorrido e não existem milagres. Preços muito abaixo da média podem significar dor de cabeça no futuro.

O profissional contratado para executar o trabalho deve ser especializado, para que não haja problemas futuros como rachaduras, infiltrações, vazamentos, curto-circuitos ou erros estruturais. Antes de fazer um orçamento, procure referências do prestador de serviço e, se possível, visite obras que ele já tenha realizado.

*

" Manual Natureza de Paisagismo (Vol. 2)"
Autor: Roberto Araujo
Editora: Europa
Páginas: 154
Quanto: R$ 14,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página