Livraria da Folha

 
04/08/2010 - 14h03

Quando criança, Villa-Lobos tentava imitar apito do trem; saiba mais sobre sua infância

da Livraria da Folha

Divulgação
"Villa-Lobos" faz parte da coleção "Crianças Famosas", da Callis
Coleção "Crianças Famosas" retrata infância de importantes artistas do mundo

Heitor Villa-Lobos é visto ainda hoje como um dos grandes músicos eruditos da música brasileira. Ousado, original e ovacionado por milhões, o artista encantou por seu jeito alegre e clássico de tocar.

No livro "Villa-Lobos", pais e filhos podem passear pela infância deste genial músico. Como se fosse um conto de fada, a obra acompanha as travessuras e os primeiros momentos de interesse do menino pela música. Os incentivos do pai, da tia e dos sons que a própria vida lhe apresentavam. O canto do passarinho e o apito do trem. Tudo era uma nota musical para o jovem Heitor.

Mas o que levou a Villa-Lobos ser considerado um dos gênios da música brasileira? Quais foram os caminhos traçados e as aventuras que enfrentou para alcançar sucesso de público tão distinto, como os modernistas de 1922, os ouvidos das ruas e as teclas de outros pianos?

Conheça mais livros sobre o músico Villa-Lobos

Nascido em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro, Heitor morava com seus pais e seus sete irmãos em Laranjeiras. Desde pequeno, o garoto recebera de sua família o apelido de "Tuhu", pois ele gostava muito de imitar os sons que ouvia, e com essas letras Heitor imitava o barulho do trem.

Como contam as autoras do livro, Nereide Santa Rosa e Ângelo Bonito, o pai de Heitor, Raul, tocava violoncelo, o que agradava muito o filho e o influenciou diretamente.

Divulgação
Compositor Heitor Villa-Lobos dizia desde a infância que queria ser músico
Em 2009, homenageou-se os 50 anos de morte do músico (1887-1959)
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

"Naquela casa modesta a música estava sempre presente! Quase todos os dias, até tarde da noite, um grupo de amigos do senhor Raul se reunia para tocar e fazer músicas. Heitor sempre ficava por perto, na maioria das vezes escondido no vão da escada que levava para os quartos", descreve o livro.

A formação erudita foi fortemente influenciada pelas modas caipiras, os breques e o improviso do choro. Compôs as Bachianas Brasileiras, clássico de nossa história, sob forte influência do músico alemão Bach, a quem muito admirava.

"Heitor aprendeu a tocar violão, a dar aulas de violoncelo, a tocar em conjuntos, a pesquisar, a estudar e a compor. Ele ficou conhecido não pelo seu apelido - Tuhu -, mas por seu verdadeiro nome: Heitor Villa-Lobos. Suas composições ficaram muito famosas e, até hoje, músicos do mundo gostam de tocá-las e cantá-las".

Em "Villa-Lobos", a vida de um importante músico de nossa história é contada para que pais e filhos resgatem juntos a paixão pela música e pela a alegria.

 
Voltar ao topo da página