Livraria da Folha

 
06/08/2010 - 10h39

Hiroshima 65 anos; HQ reconstrói com lirismo um dos episódios mais indigestos da história

da Livraria da Folha

Divulgação
HQ conta histórias ambientadas durante bombardeio de Hiroshima
HQ conta histórias ambientadas durante bombardeio de Hiroshima

A tendência é esquecermos os acontecimentos terríveis que acontecem conosco, mas o ataque nuclear dos EUA ao Japão durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no dia 6 de agosto de 1945, precisa ser relembrado de tempos em tempos para que nunca mais se repita.

Em "Hiroshima: A Cidade da Calmaria" (JBC, 2010), o quadrinista japonês Fumiyo Kouno resgata de forma lírica e comovente os eventos em torno desse episódio, um dos mais obscuros da humanidade.

Nesse dia, o avião militar americano "Enola Gay" jogou uma bomba atômica sobre o município nipônico de Hiroshima. O bombardeio gerou direta e indiretamente mais de 130 mil mortes e comprometeu a saúde de outras centenas de milhares de pessoas, contaminadas pela radiação do artefato.

O quadrinho tem forma de "graphic novel" (uma narrativa alongada, com textos mais próximos da literatura) e conta duas histórias entrelaçadas de forma simples e delicada. O tema é tratado com suavidade, mas sem deixar de lado a seriedade dos acontecimentos.

Era atômica completa 65 anos; conheça a história

A publicação recebeu os maiores prêmios na categoria mangá no Japan Media Arts Festival, em 2004, e no Osamu Tezuka Cultural Prize, em 2005. Também foram feitas versões da história em audiodrama, romance e animação. "Hiroshima: A Cidade da Calmaria" ainda foi escolhida pelas revistas "New York Magazine" e "Publishers Weekly" como o melhor mangá traduzido para o inglês em 2007.

Fumiyo Kouno milita em movimentos pela paz. Teve participação ativa na conferência do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), realizada em 2010 pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão.

"Hiroshima: A Cidade da Calmaria" será lançado no Brasil no dia 25 de agosto.

*

"Hiroshima: A Cidade da Calmaria"
Autor: Fumiyo Kouno
Editora: JBC
Páginas: 112
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página