Livraria da Folha

 
06/08/2010 - 07h04

Há 120 anos cadeira elétrica era usada pela primeira vez

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

A cadeira elétrica é um meio de execução no qual um condenado amarrado recebe tensões elétricas de aproximadamente 20 mil volts. Usado principalmente nos Estados Unidos, o método foi criado no final do século 19 para ser moderno, eficaz e humano.

No dia 6 de agosto de 1890, no estado de Nova York, a pena foi aplicada pela primeira vez em William Kemmler, homem acusado de matar sua companheira a machadadas.

Dave Martin/AP
Cadeira elétrica do Alabama chamada de Yellow Mama, prisão de Holman
Cadeira elétrica do Alabama chamada de Yellow Mama

O condenado voltou a respirar depois de quase 20 segundos de eletrocussão. Foi necessário mais dois minutos para que a pena fosse concluída. A duração da execução queimou os pelos, a pele e a carne de Kemmler, provocando uma fumaça fétida que causou vômito em uma das testemunhas presentes.

Após alguns fracassos nas execuções durante a década de 1990 e o combate do método pela opinião pública norte-americana, a injeção letal está substituindo a cadeira elétrica, ser considerada uma maneira mais moderna, eficaz e humana.

Victor Hugo (1802-1885) abordou o assunto em "O Último Dia de um Condenado". A obra causou polêmica na época em que foi lançada, pois a introspecção do condenado à beira da morte causou comoção nos contemporâneos do escritor francês.

Visite a estante dedicada às ciências humanas

 
Voltar ao topo da página