Livraria da Folha

 
07/08/2010 - 21h26

"Condessa Sanguinária" completa 450 anos

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Nascida no dia 7 de agosto de 1560, Elizabeth Báthory --se ainda estiver viva-- completa 450 anos. Conhecida como a "Condessa Sanguinária", inspirou muitas lendas e histórias sobre vampiros.

Divulgação
A história dos mais polêmicos monarcas e nobres europeus, com textos extremamente curiosos
A história dos mais polêmicos monarcas e nobres europeus

Membro da linhagem dos Báthory, família que dominou a Polônia e a Transilvânia, a nobre ficou conhecida por se banhar em sangue de virgens para manter a juventude.

Nessas ocasiões, conta-se que a condessa canibalizava as vítimas, mordendo a carne dos seios e do pescoço das moças. Mesmo seu marido, o cruel conde Ferenc Nadasdy, considerava seus atos abjetos e excessivos.

Quando criança, Elizabeth presenciou a execução de um cigano que foi costurado no ventre de um cavalo vivo. No século 16, e durante muito depois, os ciganos eram considerados seres inferiores, podiam ser caçados em algumas regiões da Europa. Especula-se que eventos como este podem ter influenciado a personalidade da condessa.

"A História Secreta dos Reis & Rainhas da Europa" (Editora Europa, 2009) conta a história de Báthory e de outros monarcas enlouquecidos, como o de Vlad Dracul, o nobre sanguinário que inspirou o protagonista do romance "Drácula", de Bram Stoker, e detalhes do suicídio do príncipe Rodolfo, herdeiro do império Austro-Húngaro.

Visite a estante dedicada às ciências humanas

A História Secreta dos Reis & Rainhas da Europa
Autor: Brenda Ralph Lewis
Editora: Europa
Páginas: 258
Quanto: R$ 119,92 (preço promocional por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou no site da "Livraria da Folha"

 
Voltar ao topo da página