Livraria da Folha

 
09/08/2010 - 19h05

Do nome mais curto até a espécie mais feroz, obra resgata vida dos fascinantes dinossauros

da Livraria da Folha

Divulgação
Cerca de 1500 espécies de dinossauros foram registradas desde 1824
Cerca de 1500 espécies foram registradas desde 1824

Os dinossauros continuam fascinando o homem. Por mais que paleontólogos avancem em suas descobertas, ainda são muitos os mistérios a respeito da origem desses animais. Gigantes, pequeninos, coloridos, carnívoros e herbívoros. São muitas espécies e segredos que a terra e os oceanos ainda resguardam para si.

Em a "Enciclopédia dos Dinossauros", o leitor terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre esses fascinantes "monstros" que viveram por muito tempo em nosso planeta. A curiosidade sobre o tema é muito antiga, e foi popularizada com a produção de filmes como "Jurassic Park", e documentários que acompanham o avanço das pesquisas e descobertas de fósseis e antigos habitats.

BBC Brasil
Paleontólogos descobrem dinossauro "comedor de formigas
Paleontólogos descobrem dinossauro "comedor de formigas"

O livro é um bom começo para esta jornada. Com ele, passamos a entender as divisões temporais que caracterizam os diversos "cenários" nos quais eles viveram. Sem complexidade, faz o papel de apresentar o tema ao leitor, e explicar as principais diferenças e descobertas. As ilustrações contribuem para que crianças e adultos possam de maneira didática a começar um mergulho por esta longa história.

Com muitas figuras, a obra apresenta "a cara" de cada um deles, que também conta com ilustrações de "raio-x", que explicam o funcionamento dos ossos que compunham as diferentes estruturas dos animais, já que alguns eram bípedes, quadrúpedes, havia os que voavam, os que tentavam e os que viviam nos oceanos.

Do período pré-histórico até o denominado terciário, as páginas buscam informar curiosidades sobre descobertas, os principais locais de escavação no mundo e os vestígios mais recentes. Muitas fotos sensacionais também impressionam, como a feita nas Montanhas Rochosas Canadenses, que mostra um rastro de caminhada registrada há 70 milhões de anos.

Xing Lida e Song Qijin/-Divulgação
Ilustração reconstitui dois exemplares do dinossauro predador "Similicaudipteryx": um juvenil, com as penas "bizarras", e um adulto
Ilustração reconstitui dois exemplares do dinossauro predador "Similicaudipteryx": um juvenil e um adulto

Mais do que catalogar as espécies e os ambientes em que viviam, a "Enciclopédia dos Dinossauros" dá um passo adiante, preocupando-se em mostrar como são realizadas as etapas das escavações, o que acontece com o fóssil no laboratório e as dificuldades para se montar um esqueleto e exibi-lo para o público.

*

Fatos sobre os dinossauros

O primeiro dinossauro
Alguns restos bem fragmentados do Triássico Médio (há 235 milhões de anos) foram encontrados em Madagascar, uma ilha da costa Oeste da África, e divulgados em 1999. Os restos podem ter sido de um dinossauro bastante antigo.

Os fósseis mais antigos confirmados são os do Eoraptor e do Herrerasaurus, do Triássico Superior (há 230 milhões de anos) da Formação Ischigualasto da Argentina.

O nome mais curto de dinossauro
Mei, da espécie Mei long, significa "dragão adormecido". Ele foi um troodontídeo ancestral do Crestáceo Inferior, na China, e foi nomeado por Xing Xu e Mark Norell em 2004.

O nome mais longo de dinossauro
Micropachycephalosaurus, da espécie Micropachycephalosaurus hongtuyanensis, significa "pequeno réptil da cabeça grossa de Hongtuyan". Era um pequeno paquicefalossauro do Cretáceo Superior na China, e foi nomeado pelo paleontólogo chinês Dong Zhiming, em 1978.

O primeiro dinossauro a receber um nome
O Megalosaurus, nomeado por William Buckland em 1824. Ele foi um grande terópode do Jurássico Médio na Inglaterra.

O último dinossauro a receber nome
É difícil dizer, já que uma nova espécie de dinossauro é descoberta a aproximadamente cada duas semanas em algum lugar do mundo. Busque no "Wikipédia: Dinossauros", ou em qualquer outra ferramenta de busca digite "descoberta de novo dinossauro", e confira o resultado.

*

"Enciclopédia dos Dinossauros"
Autor: Mike Benton
Editora: Zastras
Páginas: 160
Quanto: R$ 55,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página