Livraria da Folha

 
11/08/2010 - 13h45

"Moda & Inconsciente" traz debate do efeito "sex appeal" na moda; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
"Moda & Inconsciente" discute a busca incessante pela moda
"Moda & Inconsciente" discute a busca incessante pela moda

A moda está em todos os lugares e alcança todas as classes sociais. A cada desfile e troca de estação, já estamos lá, sedentos por novidades e atentos para o novo hit da temporada.

Mas por que será que nos importamos tanto em nos vestir de acordo com tendências, combinar peças e cores, usar a bolsa certa, combinar acessórios, entre tantas outras coisas? Por que respeitamos tanto o indispensável da moda que nos instiga a trocar a própria imagem por outra de que, às vezes, nem gostamos tanto?

"Moda & Inconsciente: um olhar de psicanalista" é um livro baseado na psicanálise, que traz à tona um olhar mais profundo sobre a moda e assim nos permite desbravar seus conceitos.

Leia trecho de "Moda & Inconsciente: um olhar de psicanalista" :

*

Uma urgência da Moda: tocar com o olhar

" A vulnerabilidade me é estranha". Além de seu aspecto filosófico-popular, que pode fazer sorrir ou irritar, a conversa entre Carla Bruni e Karl Lagerfeld, publicada pelo Fígaro Magazine por ocasião do filme consagrado a esse estilista, poderia fornecer uma pista para a reflexão sobre a questão desse olhar particular que é o da moda- aqui representada por um dos mais talentosos de seus estilistas atuais -e, das suas ligações com a fragilidade que ela nos faz sentir, ás vezes, desarmados diante do enigma do olhar do outro. Karl Lagerfeld reivindica o poder de falar de si sem nada revelar de sua intimidade, a liberdade de dizer para a mídia alguma coisa e o seu contrario sem sentir-se preso ao sistema de confissões de uma estrela.

Esse artigo pode ser tomado também como um fragmento do aqui e agora, uma espécie de relato de valor mítico.
Após considerações lapidares sobre a forma de encarar a relação com o outro, Carla Bruni destaca que Lagerfeld foi uma criança muito amada. Ao que ele responde: "Sim, de uma maneira não muito clara: eu tinha irmãs e meias-irmãs, mas os meus pais só amavam a mim, eu era o centro do mundo, isso era genial...As minha irmãs moravam em um colégio interno, eu fazia tudo que queria". E mais adiante: "No entanto, as pessoas diziam que minha mãe era cruel; mas ela era bem pior: ela era irônica". Respondendo,em seguida, a pergunta sobre a beleza de sua mãe e evocando a personalidade dela: "Ela se considerava a mulher mais bonita do mundo...Nunca fazia nada para os outros, eu jamais a ouvi dizer obrigada, mas possuía o charme de conseguir transformar qualquer um em um escravo".

*

"Moda & Inconsciente: Um Olhar de Psicanalista"
Autor: Pascale Navarri
Editora: Senac São Paulo
Páginas: 211
Quanto: R$ 40,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página