Livraria da Folha

 
12/08/2010 - 19h11

Com "Terapia do Apartamento", transforme seu lar em oito semanas

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Nem todos conseguem colocar os pés em casa e suspirar "lar doce lar". Os motivos são muitos: prioridades, interesse, e, principalmente, falta de bom gosto. Mas isso não precisa ser um grande problema, como explica "Terapia de Apartamento".

Divulgação
Aprenda com questionários e sugestões a deixar a casa bonita e com seu estilo
Aprenda com sugestões a deixar a casa bonita e com seu estilo

Não há uma regra para deslumbrar todos os olhos. Afinal, cada um tem o seu gosto. Mas a obra do design Maxwell Gillingham-Ryan apresenta propostas para tornar sua residência um ambiente confortável e que você queira ficar, curtir e sempre cuidar.

Para o autor e "terapeuta de apartamentos", as visitas às diversas residências o levaram a constatar dois problemas básicos. "O maior deles era a estimulação excessiva. Muitas vezes isso vinha na forma de muita bagunça ou muito tempo assistindo à TV ou outra mídia."

"O outro problema comum", continua o especialista, "era a falta de ritmo na vida diária. Muitas crianças não jantavam em família, não tinham horário para dormir nem tomavam café da manhã antes de ir para a escola".

Embora os lares considerados saudáveis não fossem exatamente iguais, o especialista notou que, no geral, eles eram silenciosos e organizados, e os objetos de um determinado espaço não invadiam o dos outros.

De acordo com o livro, é possível reorganizar o apartamento em oito semanas. Mas antes mesmo de comprar e trocar objetos, o especialista sugere o exercício de entender o espaço e dos acessórios realmente necessários na sua vida.

Leia dez dicas.

*

Quando você analisar o seu ambiente, tenha em mente as regras a seguir ao considerar a distribuição dos móveis:

1. Os móveis ficam mais funcionais quanto centralizados no meio do cômodo.
2. Sofás e camas ficam mais funcionais quanto têm uma mesinha e um abajur de cada lado.
3. Os tapetes devem ser grandes o suficiente para quase encostar nos pés dos móveis ou ficar debaixo deles, exatamente entre os pés da frente e os de trás.
4. Mantenha um bom fluxo no ambiente deixando espaço suficiente para que a energia flua entre os móveis em todas as direções.
5. Os pés das camas devem ficar voltados para a porta do cômodo.
6. Os aparelhos de TV e outros aparelhos eletrônicos devem ficar encostados na parede menos visível da sala, quando vista da porta de entrada.
7. Desencoste o sofá da parede sempre que possível.
8. Não bloqueie as janelas.
9. A sala de estar deve ter no mínimo três assentos separados.
10. Procure não bloquear os cantos.

*

"Terapia de Apartamento"
Autor: Maxwell Gillingham-Ryan
Editora: Pensamento
Páginas: 292
Quanto: R$ 27,12
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página