Livraria da Folha

 
17/08/2010 - 17h22

"Porco-espinho" ensina a lidar com chatos e pessoas difíceis de conviver

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro ensina a lidar com todos os tipos de personalidades espinhudas
Livro ensina a lidar com todos os tipos de personalidades espinhudas

O livro "Porco-espinho" (Melhoramentos, 2006), da psicoterapeuta alemã Irmtraud Tarr Kruger, sugere saídas eficientes e elegantes para melhorar a convivência com pessoas que podem incomodar.

Na mira da autora estão teimosos, briguentos, desconfiados, egoístas, calados, egocêntricos, depressivos, dramáticos e até pessoas exageradamente felizes.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

A ideia é facilitar a existência ao lado de companheiros de trabalho, colegas de escola, vizinhos e até parentes que possuem "personalidades espinhosas" e costumam afastar todos ao seu redor.

Com bom humor, a autora dá conselhos e sugere saídas para situações incômodas com cada um dos tipos retratados.

Veja trecho introdutório do capítulo "Como Lidar com Sujeitos Agressivos, Duros?".

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

*

Em algum lugar, li o provérbio de efeito: "Conviver com más companhias é como trabalhar em um mercado de peixes: acaba-se acostumando com o mau cheiro". Há pessoas que conseguem lidar mesmo com os indivíduos mais nojentos de modo tão elegante e charmoso que podemos esperar que, a qualquer momento, surja uma auréola sobre suas cabeças. Mas a maioria das pessoas não recebeu essa dádiva, e precisam aprender a quem e quando é preciso colocar limites.

A capacidade de se defender, não deixar tudo barato e arreganhar os dentes quando necessário chama-se assumir a própria posição. E é imprescindível para o convívio com indivíduos agressivos e hostis.

O caminho da menor resistência é mais elegante, mas quem tem de lidar com pessoas agressivas - que em um acesso de fúria de intensidade média regridem à idade emocional de seis anos - precisa se aconselhar com pais experientes no quesito raiva. Eles têm experiência em lidar com chiliques, e recomendam: nessa hora, de nada valem explicações lógicas ou análises profundas; e, se às vezes a coisa extrapola, com certeza é mais inteligente não revidar.

Todavia, há situações, em especial aquelas mais agudas na escala da agressão, que exigem que se invoque o autorrespeito e a autoproteção.

*

"Porco-espinho"
Autora: Irmtraud Tarr Kruger
Editora: Melhoramentos
Páginas: 224
Quanto: R$ 9,90 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página