da Livraria da Folha
Siga a Livraria da Folha no Twitter |
Nos últimos anos, o eleitor testemunhou uma revolução nas campanhas eleitorais. Não são as novas tendência políticas que marcam o início do século 21, mas as transformações tecnológicas.
Alguns dos meios de divulgação disponíveis hoje eram impensáveis há 30 anos. Computador, internet e telefonia móvel, para citar alguns exemplos, evoluíram nesse período. Contudo, o rádio e os jingles --recursos comuns desde o século passado-- ainda são usados e não devem ser subestimados.
Divulgação |
Livro trata da modernização das campanhas eleitorais brasileiras |
Francisco Ferraz, professor de ciência política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e autor de "Manual Completo de Campanha Eleitoral" (L&PM Editores, 2010) lembra que "a música é própria do rádio. Ele é o veículo por excelência para divulgar os jingles de campanha."
"Uma trilha sonora de bom gosto pode contribuir para criar o clima que se deseja para a comunicação. Mas não esqueça, a música é um recurso a mais na comunicação. Portanto, não é a música pela música, mas a música a serviço da mensagem", aconselha.
Um bom jingle, mesmo décadas depois da morte de seu candidato, continua na memória do brasileiro. Ouça algumas das músicas de campanhas mais famosas do Brasil.
Visite a estante dedicada às ciências humanas
*
Jânio Quadros
Ademar de Barros
Eymael
Lula - 1989
Fernando Collor -1989
Fernando Henrique Cardoso - 1994
*
"Manual Completo de Campanha Eleitoral"
Autor: Francisco Ferraz
Editora: L&PM Editores
Páginas: 406
Quanto: R$ 36,00 (preço promocional por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
Leia mais
Especial
Livraria