Livraria da Folha

 
19/08/2010 - 11h21

Imagens revelam início surrealista de Cartier-Bresson

da Livraria da Folha

Durante a juventude, o fotógrafo Henri Cartier-Bresson (1908-2004) chegou a se relacionar com as ideias do Partido Comunista. Antes de partir para os mais distantes lugares capturar imagens, seu ideal era o de conquistar uma sociedade igualitária.

O material, em parte inédito, resgatado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, refaz a história da vida e da carreira do artista. A exposição de sucesso, em cartaz entre abril e junho, deu origem ao livro "Henri Cartier-Bresson: O Século Moderno", publicado no Brasil pela editora Cosac Naify em parceria com o museu nova-iorquino.

As fotografias reproduzidas acompanham o caminho de Cartier-Bresson pela Ásia, Japão, antiga URSS, Oriente Médio, África, Europa e América do Norte. Por 30 anos o artista visitou cada uma destas regiões exercitando sua técnica surrealista e denunciando as condições de alguns.

Foi essa segunda vertente que fez o fotógrafo se assumir como fotojornalista, inaugurando o período das grandes revistas ilustradas.

"Cartier-Bresson desenvolveu dois ensaios - Gandhi e Pequim - que se tornaram seus pilares de reputação profissional. Ele aprendeu e registrava apenas o que era importante, descartando do seu enquadramento o que era insignificante. Essa atitude é que permitiu seu reconhecimento junto às revistas ilustradas que buscavam fotografias que fossem síntese e tivessem clareza e transparência, indispensáveis para dar respeitabilidade ao material publicado", explica o crítico Rubens Fernandes Junior.

A imagem que ilustra a capa da edição nacional foi tirada no ano de 1933, em Valência, Espanha. Na exposição nova-iorquina foi relacionada entre os primeiros trabalhos de Cartier-Bresson.

Divulgação

Fotografia integrante do volume, também pertencente aos primeiros trabalhos, foi feita em 1932, na cidade Hyères, França.

Magnum Photos

*

Henri Cartier-Bresson: O Século Moderno
Autor: Peter Galassi
Editora: Cosac Naify
Páginas: 376
Quanto: R$ 185,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página