Livraria da Folha

 
24/08/2010 - 08h15

Faça caldo cabeça de galo com pirão escaldado

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra proporciona viagem pela autêntica culinária da região
Obra proporciona viagem pela autêntica culinária da região

O caldo cabeça de galo é um prato típico regional muito apreciado na culinária nordestina. Devido ao seu poder energético é considerado um potente restaurador de energias. Esse prato vem da cozinha da colonização e acredita-se que é uma herança dos costumes dos escravos.

"Gastronomia Sertaneja" resgata mais de cem sugestões do semiárido nordestino, com receitas tradicionais, embasadas com as histórias de cada prato, os festivais onde são servidos e os ingredientes.

Veja receita de caldo cabeça de galo e aprecie com um saboroso pirão escaldado:

*

Divulgação
Prepare um delcioso pirão escaldado com cabeça de galo, típico prato nordestino
Prepare um delcioso pirão escaldado com cabeça de galo, típico prato nordestino

*

Reprodução

*

PIRÃO ESCALDADO

Ingredientes

farinha de roça ou de milho
coentro
cebola da terra (roxa)

Preparo
Colocar em uma tigela farinha de roça ou de milho em quantidade suficiente para fazer o pirão. Reservar. Juntar os temperos à base do cozido (carne, ave, peixe, caça), deixar pegar gosto e levar ao fogo para cozinhar com bastante água. Depois de cozido, retirar parte do caldo, coar em uma panela e levar ao fogo. Quando o caldo estiver fervendo, retirar e jogar rápido sobre a farinha e não mexer.
Está pronto o pirão que fica empapado na superfície e meio seco na parte de baixo. Cada pessoa tira a sua porção e mistura no prato a seu modo. Em outra tigela, juntar o restante do caldo com a base do pirão e servir. É acompanhamento único para o tipo de cozido que lhe der origem.

CABEÇA DE GALO

Ingredientes
água o quanto baste (mais ou menos 2 litros)
1 cebola da terra (roxa) cortada em rodelas finas
2 ramos de coentro inteiros
2 ramos de cebolinha-verde inteiros
1 dente de alho amassado
½ pimentão cortado em tiras
1 colher (chá) de colorau
1 pitada de cominho
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 tomatinhos cortados em quatro
2 colheres (sopa) de manteiga
Meia xícara (chá), ou mais, de farinha de roça
5 ovos

Preparo
Levar a água ao fogo para cozinhar os temperos verdes e secos junto com a manteiga. Quando estiverem cozidos, retirar os temperos da água e reservar. Com o fogo baixo e o caldo fervendo, colocar a farinha de roça lentamente, e aos poucos, mexendo sem parar, até que o caldo engrosse e fique no ponto desejado. Quebrar os ovos, um a um, no caldo fervendo, com cuidado para que cozinhem inteiros. Na hora de servir, colocar um ovo em cada prato. Os temperos cozidos, assim como um pouco de coentro e cebolinha-verde, vão separados para serem usados a gosto. Com o caldo da cabeça de galo, preparar um molho de pimenta suave ou, se preferir, de azeite doce e vinagre. Para os que nada podem, em época de seca o preparo é feito com alguns temperos verdes cozidos em muita água e sal, um ovo quebrado e esfarelado (é a multiplicação do ovo, como a dos pães no texto bíblico) na fervura e um punhado de farinha de roça para misturar e fazer um pirão ralo, independente de quantos sejam os que vão comer.

*

"Gastronomia Sertaneja"
Autora: Ana Rita Dantas Suassuna
Editora: Melhoramentos
Páginas: 202
Quanto: R$ 149,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página