Livraria da Folha

 
09/09/2010 - 22h00

Conheça livros lançados pelo humorista Chico Anysio

da Livraria da Folha

Divulgação
Autobiografia lembra 40 anos da carreira do autor e humorista
Autobiografia lembra 40 anos da carreira do autor e humorista

O humorista Chico Anysio marcou uma geração e revolucionou a arte de fazer rir. Nascido em 12 de abril de 1931 --apesar de sua certidão registrar 1929--, o comediante destacou-se não apenas na televisão como dedicou sua energia também à literatura.

Seu primeiro livro, "O Batizado da Vaca", foi publicado em 1972 pela extinta editora Sabiá. A obra reuniu uma série de contos escritos pelo autor durante 50 dias. Os textos foram divididos e posteriormente se desdobraram em "O Enterro do Anão", de 73 e "A Curva do Calombo", no ano seguinte.

Depois de a Sabiá ser vendida para a José Olympio, Anysio passou a publicar pela editora Rocco, praticamente um livro por ano. Desta leva vieram "Teje Preso" (1975), "Feijoada no Copa" (1976) e "O Tocador de Tuba" (1977).

Divulgação
Chico Anysio conta histórias envolvendo o personagem
Chico Anysio conta histórias envolvendo o personagem

"Carapau", seu primeiro romance, lançado em 1978, contava a história do último coronel do nordeste e foi elogiado até por Jorge Amado, lembrou o humorista em texto publicado em seu site oficial. "Eu assinaria", disse o escritor baiano.

Depois de "O Telefone Amarelo" e "Negro Léo", em 79 e 80, veio sua autobiografia "Sou Francisco", de 92, onde relembra 40 anos de sua vida pública e sua versatilidade enquanto ator, autor, escritor, comentarista e compositor. "Jesuíno, O Profeta" chega ao mercado editorial em 1993 trazendo histórias e causos do sábio personagem.

Uma de suas obras de maior sucesso, e fora de catálogo, é "Como Segurar seu Casamento", lançado em 2000. "O Canalha" --também fora de catálogo--, conta a trajetória de um homem responsável pelas canalhices que marcaram a história da política nacional. Atuando nos bastidores do governo, de Eurico Gaspar Dutra a Fernando Henrique Cardoso, o personagem entrega, por exemplo, a arma a Getúlio Vargas.

 
Voltar ao topo da página