Livraria da Folha

 
02/09/2010 - 19h03

Crônicas e piadas marcam obra literária de Chico Anysio

da Livraria da Folha

Divulgação
Com capa criada por Ziraldo, livro traz memórias e Chico Anysio
Com capa criada por Ziraldo, livro traz memórias e Chico Anysio

Chico Anysio não é só humorista. Ele também tem carreira como autor de dezenas de livros, muitos dos quais já esgotados. O primeiro deles, "O Batizado da Vaca", era uma coletânea de crônicas.

O gênero marca a obra literária do comediante, ator e comentarista. "3 Casos de Polícia" mistura ficção e realidade onde três histórias acontecem em três cidades, que no fundo poderiam ser a mesma.

Desde a primeira obra publicada, em 1972, o autor produziu quase um livro por ano até a década de 80. Títulos mais recentes como "Armazém do Chico" , de 2005, são repletos de memórias e lembranças do comediante e ainda podem ser encontrados nas livrarias.

Divulgação
Portugueses são alvos de piada neste livro de Chico Anysio
Portugueses são alvos de piadas neste livro de Chico Anysio

Já as piadas dominam o que pode ser encontrado do autor nas livrarias. "Mesa de Boteco" é homenagem a nossos irmãos-portugueses. Nas anedotas Chico procurar manter um padrão nomeando os personagens como Manuel e Joaquim enquanto as mulheres são sempre Maria.

"Salão de Sinuca" traz algumas das melhores histórias apresentadas em seus shows, fazendo uma retrospectiva da carreira do ator de mais de 40 anos dedicados ao humor.

Dotado de grande talento artístico, Chico Anysio se aproveitou de sua versatilidade e ilustrando no infanto-juvenil "A Borboleta Cinzenta" a história de uma borboleta diferente. Enquanto todas são coloridas a protagonista desta fábula deve se conformar com o fato de ser cinza.

O turbilhão de sentimentos --que vai da aceitação à inveja das cores alheias experimentados pelo insetinho-- é aplacado somente quando um dia ela decide voar pelo mundo.

 
Voltar ao topo da página