Livraria da Folha

 
21/08/2010 - 07h04

Há 70 anos, Leon Trotsky era assassinado a golpe de picareta

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

No dia 21 de agosto de 1940, no México, o revolucionário russo Leon Trotsky foi assassinado a golpe de picareta por Ramón Mercader. Lev Davidovich Bronstein nasceu em família judaica no dia 7 de novembro de 1879, na Ucrânia. Adotou o nome Leon Trotsky apenas aos 18 anos, quando foi preso por conspirar contra o czar.

Amigo de Lênin (1870- 1924), foi exilado da Rússia diversas vezes. No final de 1917, ambos lideraram os bolcheviques e derrubaram o governo. Era o início da República Soviética da Rússia e da ditadura do proletariado.

Divulgação
Textos sobre as manifestações artísticas dominantes na Europa de seu tempo
Textos sobre as manifestações artísticas dominantes na Europa

Nomeado para o cargo de comissário do povo para a guerra, conteve revoltas e fez inimigos políticos. Neste período, até 1923, apresentou divergências ideológicas com Josef Stálin (1879-1953).

Após a morte de Lênin, no dia 21 de janeiro de 1924, Stálin assumiu o poder. Silenciado, Trotsky viu-se obrigado a deixar a União Soviética, chegou ao México em 1937. Apesar da suspeita, Mercader nunca disse que foi mandado pelo ditador soviético.

Sua biografia completa, escrita por Isaac Deutscher, está em "Trotsky", título esgotado há muito tempo nas livrarias e uma das publicações mais marcantes do final da década de 1960.

Escrito nos verões de 1922 e 1923, "Literatura e Revolução" é uma análise da relação entre arte e política. Publicado no Brasil pela primeira apenas em 1968, a edição conserva três ensaios sobre Maiakóvski e Iessênin, e um sobre Lunatchárski.

A autonomia da produção artística e as conquistas do pensamento revolucionário em são examinados na obra "Por uma Arte Revolucionária Independente".

Visite a estante dedicada às ciências humanas

 
Voltar ao topo da página